PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Jumentos do Ceará recebem apoio de entidade da França


BEM-ESTAR ANIMAL

Jumentos do Ceará recebem apoio de entidade da França


Acordo entre a One Voice, Uipa e Detran vai permitir a doação de milho para animais apreendidos nas vias
Fortaleza Os jumentos da Fazenda Dr. Paula Rodrigues, mantida pelo Detran, em Santa Quitéria, estão recebendo apoio internacional da Organização Não Governamental One Voice, sediada na França. Uma parceria da ONG foi firmada com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), em Fortaleza, para o repasse de recursos financeiros a serem aplicados na compra de milho para os animais.

Animais apreendidos nas rodovias são levados para as currais mantidos pelo Detran no Interior. Em Santa Quitéria, há a Fazenda Paula Rodrigues FOTO: EDUARDO APARÍCIO


A presidente da Uipa, Geuza Leitão, já recebeu a primeira parcela, no valor de R$ 12 mil, que possibilitará a compra de cerca de 15 toneladas de milho. O voluntário da entidade, Eduardo Aparício, também diretor do Departamento de Cultura de Limoeiro do Norte, está intermediando a aquisição dos grãos, que serão transportados pelo Detran até a fazenda. O alimento poderá chegar ao destino ainda nesta semana. "Queremos agilizar a entrega", afirmou ele.

Na última semana, houve uma reunião entre os dois representantes da Uipa, com o novo superintendente do Detran, Igor Vasconcelos Pontes, e o gerente do Núcleo de Supervisão de Regionais do Departamento, João Carlos Macedo Costa. Ficou definido que o Detran dará todo o apoio logístico no transporte de todas as remessas de milho. Depois desta primeira, deverão ser entregues mais três ao longo do semestre, ou o mais breve possível, tão logo o restante da verba da One Voice seja liberada.

JUS - um filme sobre jumento



"Essa doação de alimentos é muito importante. O milho servirá como suplemento alimentar e é de grande valia principalmente para os animais mais debilitados. Nós vamos selecionar aqueles que precisam mais para receber o alimento", afirma ele, complementando que são cerca de 3.500 jumentos na fazenda, entre machos e fêmeas (adultos e filhotes).

Ele disse que o Detran continua apreendendo animais abandonados nas rodovias do Estado, por meio de 13 caminhões, coordenados por Regionais do Departamento. São cerca de 800 apreensões por mês, 90% deles jumentos. Os demais são cavalos, bovinos, caprinos e ovinos. Os proprietários dos animais têm um prazo de 10 dias para resgatá-los. A procura maior é por cavalos e bovinos.

Beneficência
Os ovinos e caprinos que não reclamados pelos donos, são doados a entidades beneficentes, como o Programa Cabra Nossa e a Santa Casa de Misericórdia, em Sobral, o Hospital do Câncer e o Iprede. Antes da doação, os animais recebem atestado veterinário comprovando o estado de saúde e vacinas.

Já os jumentos, como são abandonados, vão para a Fazenda Paula Rodrigues. Com a seca de 2012, o Detran precisa comprar ração para os bichos. São cerca de 5kg por animal por dia. A fazenda tem 500 hectares e três açudes.

Praticamente não há pasto suficiente para a alta demanda. João Carlos disse que o Detran pretende fazer parcerias com Faculdades de Veterinária, para levar projetos de melhoria à fazenda. A Faculdade de Veterinária do Inta, em Sobral, já manifestou interesse em realizar estudos sobre saúde animal.

A presidente da One Voice, Arnal Muriel, disse que a ONG defende os animais em todo o mundo. Para isso, decidiu apoiar a Uipa, e sua presidente Geuza Leitão em favor dos jumentos do Ceará.

Geuza relembra que tudo começou quando a Uipa decidiu, no ano passado, protestar contra a exportação de jumentos pelo Governo Brasileiro à China. Naquele país, os animais seriam matéria-prima na indústria alimentícia. O caso teve repercussão internacional, com adesão de seis países, inclusive a França. A atriz Brigitte Bardot aderiu à causa. Enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff pedindo clemência, que não permitisse a venda dos burros. A One Voice ficou sabendo do movimento e iniciou os contatos com Geuza Leitão, por meio de seu colaborador Paul Dos Santos-Stewenson.

"A One Voice defende os animais numa globalidade dos combates para eles, para o planeta e para os humanos. Trabalha com ética não violenta para o respeito de qualquer vida. Efetua campanhas na França, mas também em parcerias com associações no estrangeiro", explica Arnal.

Ela diz que em todo o mundo há muito trabalho a fazer em defesa dos animais. "É importante alterar o olhar do público sobre os animais. Mostrar a doçura, a beleza e a grande sensibilidade dos jumentos, por exemplo. Eles têm direito ao respeito, a serem tratados com dignidade e compaixão. Esperamos que mais moradores da região se juntem à nossa causa em prol dos jumentos. Que abram o seu coração e seus olhos para estes animais que já vivem na região há tantos anos", defende a presidente da One Voice.

Ela diz que a entidade atua em diversas frentes de proteção animal, tais como em defesa dos animais de laboratório, nos circos, matadouros e nas criações. A associação tem projetos na França em defesa dos gatos, cães e também cavalos. Geuza Leitão lembra que o movimento feito no ano passado permitiu a suspensão da venda dos jumentos desde então.

Mobilização
"A Uipa liderou movimento no Brasil inteiro com repercussão mundial em favor dos jumentos".
Geuza LeitãoPresidente da Uipa

"O Detran está dando grande apoio na logística para que o milho chegue logo até a fazenda em Santa Quitéria".
Eduardo AparícioVoluntário da Uipa

Blog Bem-Estar Pet
Para ler mais sobre animais de estimação confira o endereçohttp://blogs.diariodonordeste.com.br/bemestarpet 
Facebook Valeria Feitosa

Mais informações
União Internacional Protetora dos Animals (Uipa)
Geuza Leitão - (85) 3261.3330

Detran - Fortaleza
(85) 310158/13/ 5819

Documentário premiado faz homenagem aos animais
O produtor do documentário, Eduardo Aparício, visitou a Fazenda do Detran e fez diversas fotografias, como parte do trabalho para o curta-metragem
O voluntário da Uipa, Eduardo Aparício, foi produtor no documentário "JUS - um filme sobre jumento", dirigido pelo professor do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Dídimo. Em 18 minutos, o documentário mostra a história deste animal que já teve grande utilidade na história do Nordeste, mas hoje é abandonado como objeto descartável e inútil.

"JUS nasceu da ideia de homenagear esse animal que foi tão importante na construção da história, da economia e da cultura do Nordeste do Brasil, em particular o Ceará, e que hoje se encontra esquecido, abandonado", conta Dídimo.

Ele explica que o filme foi realizado em 2011 e finalizado no início de 2012. No Ceará, além de Fortaleza, a equipe - formada por dez pessoas - percorreu várias cidades do interior (Várzea Alegre, Santa Quitéria, Iguatu, Boa Viagem, Quixeramobim, Canindé, dentre outras), onde colheu entrevistas e depoimentos, além de diversas imagens para compor o filme e imagens de arquivo reunidas durante o processo. Foram cerca de 30 dias de filmagem e 50 horas de material bruto. O filme foi premiado no VIII Edital Prêmio de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, além de recursos captados através da Lei Rouanet.

O filme já contabiliza algumas premiações, tais como o Prêmio de Melhor Curta Cearense no 22º Cine Ceará; o Prêmio de Melhor Curta Júri Popular, no Festival Brasileiro de Cinema e Vídeo de Tocantins; e no VII Festival de Campina Grande.

Mais informações
Confira a íntegra do documentário
"JUS - um filme sobre jumentos", de Marcelo Dídimo, no endereço do Portal Verdes Mares
http://svmar.es/XsLxrQ

VALÉRIA FEITOSAEDITORA 

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1225830

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK