PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Expressões locais fazem sucesso no Facebook


NORDESTINOS NA REDE

Expressões locais fazem sucesso no Facebook

18.02.2013

O humor e cultura da região Nordeste ganham espaço na maior rede social do mundo

O "suricate seboso", na moda dos "pirangueiros", e as expressões da "nação nordestina"

"É o quê, mah? Vai ficar frescando aí mermo?". É assim, com expressões diferenciadas e um "dialeto" próprio, que uma vertente do humor nordestino tem se espalhado pelas redes sociais, arrancando risadas e conquistando seguidores nas "fanpages" que delas fazem uso. O cotidiano e os regionalismos, com palavras e situações corriqueiras, são o foco de imagens com as quais você, se utiliza o Facebook, certamente já deve ter se deparado.

Entender o linguajar pode não ser uma tarefa fácil, mas três perfis têm se destacado no Facebook para difundi-las pela rede. "Suricate Seboso", "Nação Nordestina" e "Pirangueiros" são, hoje, sinônimos de gargalhadas, compartilhamentos e - por tabela - sucesso na maior rede social do mundo. Afinal, sem eles, como o resto do mundo conseguiria entender expressões como "Bó brincar", "Aff Maria", "Castanha", "Bambulim", "Vetim", "Desconta sem volta"...?

Nação Nordestina
Criada em dezembro de 2011, a página Nação Nordestina publica diariamente, no Facebook, notícias da região, fotos de cantores, cenas de filmes, frases de escritores e paisagens que representam a região. Entre os destaques mais compartilhados está o "Curso Intensivo de Nordestinês", onde são explicadas algumas das expressões marcantes do Nordeste.

O perfil conta atualmente com mais de 600 mil seguidores e tem um site com conteúdo especialmente voltado para quem ama ou quer conhecer o Nordeste. O endereço é www.nacaonordestina.org.

O fundador da página, Bráulio Bessa, afirma que queria um espaço na internet dedicado à cultura e ao povo do Nordeste que ajudasse a acabar com o preconceito contra os nordestinos. "Queria um lugar onde o foco não fosse responder aos ataques preconceituosos e sim mostrar o valor do nosso povo, aumentar nossa autoestima, matar a saudade de quem está longe e não deixar morrer o que temos de mais valioso", conta Bráulio.

Pirangueiros
Outra página que também tem conquistado o coração e os "likes" dos seguidores no Facebook é a "Pirangueiros". Criada em março de 2012 e contando atualmente com cerca de 65 mil "curtidas", a página, como o nome já diz, retrata um personagem clássico das grandes cidades. Um sujeito conhecido por ser "malandro" e que é, muitas vezes, marginalizado pelo estereótipo que a sociedade lhe rotula. Pelo Brasil, como em São Paulo, por exemplo, ele é conhecido por "maloqueiro". E, aqui no Ceará, esse mesmo sujeito foi batizado como "pirangueiro".

"O pirangueiro cearense, que acredito seja um personagem mais ´rico´ em detalhes, tem todo um estilo próprio, o modo de se vestir, um dicionário próprio, músicas e até uma dança típica", conta o administrador da página, que prefere não se identificar para a reportagem.

No linguajar e nos posts da página, expressões como "roxeda" (legal), "vai ser sal" (vai dar certo) e " cumadi" (moça) são as mais recorrentes. De acordo com o criador do perfil, após passar mais de um ano trabalhando como cobrador de transporte coletivo, a função lhe rendeu experiência no assunto. "A ideia de fazer a página surgiu quando eu estava brincando, com um grupo de amigos, de imitar os pirangueiros. Após passar por algumas situações envolvendo esse mundo, chegou um momento que vim a entender bastante sobre o assunto. E assim surgiu a ideia da página. Vi que poderia render fazer uma sátira com este personagem e resolvi criar uma página exclusiva sobre o assunto", detalha.

Suricate Seboso
O outro fenômeno das fanpages regionais é o Suricate Seboso. A página traz como personagem um suricate - animal típico da África - utilizando-se de expressões e situações bastante conhecidas principalmente dos cearenses. O sucesso da página se reflete nos seus cerca de 239 mil curtidores que empenham-se em compartilhar as imagens dos bichinhos, que sempre estão saltando na timeline. Durante o carnaval, por exemplo, o Suricate Seboso chegou a postar um pouco de seu sucesso: fantasias inspiradas nos bichinhos. Ficou curioso? Então visite as páginas e curta estes novos ícones da cultura nordestina na internet.

Mais informações
Os endereços das páginas no Facebook são "www.fb.com/suricateseboso", "www.fb.com/nacaonordestina" e "www.fb.com/Pirangueiros" 

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1233754

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK