PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 30 de março de 2013

Detran distribui bafômetros descartáveis durante feriadão no CE

Agentes vão distribuir material em posto da PRE e no litoral leste.
Ação é para prevenir acidentes de trânsito.

Do G1 CE
Detran distribui bafômetros descartáveis durante feriadão no CE (Foto: Divulgação/Detran) 
Detran distribui bafômetros descartáveis durante
feriadão no CE (Foto: Divulgação/Detran)
 
O Departamento de Trânsito do Ceará vai distribuir 150 kits de bafômetro descartável para motoristas durante este sábado (30) e domingo (31). A ação será no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na CE-040, em Aquiraz, e na faixa de praia do Porto das Dunas, Prainha e Praia do Presídio, onde equipes fazem fiscalização para impedir circulação de veículos.
Com a distribuição desse material, os motoristas vão poder medir o próprio teor de álcool no sangue, antes de pegar a direção do veículo e, assim, previnir acidentes de trânsito. O kit tem origem francesa e foi enviado pela Associação Nacional dos DETRANs (AND). O objetivo é difundir a cultura entre os brasileiros de só dirigir se estiverem sem nenhum teor de álcool no sangue.
O bafômetro descartável é embalado em envelope de plástico transparente, com tamanho 7 cm de largura x11 cm de altura. Ao ser aberto, o motorista vai encontrar uma bolsa inflável de 18,5 x 23,5, com uma pipeta fixa, por onde o usuário deve assoprar até enchê-la.
Na própria bolsa inflável, há as instruções de como proceder. Há também um cartão com ilustração colorida de três situações em que o reagente químico pode apresentar: negativo (o condutor não está alcoolizado), positivo com o reagente com a cor esverdeada (o condutor está com mais de 0,1mg/l de álcool no sangue) e positivo (o condutor está com mais de 0,3mg/l de álcool no sangue).
A Lei Seca determina abertura de processo administrativo ao motorista flagrado com índice igual ou acima de 0,05 mg/l de álcool expelido pelos pulmões; e também processo criminal ao condutor flagrado com índice igual ou acima de 0,33 mg/l.
Na embalagem há outra pipeta, com pontas duplas, nas cores amarela e azul, com reagente cromo amarelo, em forma de cristais. O reagente muda de cor, após 2 minutos em que o ar da bolsa inflável é esvaziado. Trata-se do Contralco, um instrumento destinado a identificar a presença de etanol no ar expirado, usado na França há mais de trinta anos, onde é chamado de alcoolímetro descartável.

fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/03/detran-distribui-bafometros-descartaveis-durante-feriadao-no-ce.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK