PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Apolo a divindade purificadora da Luz

Nova publicação em Universo Natural

Apolo a divindade purificadora da Luz

by José Batista de Carvalho
apolo divindade purificadora da luzApolo, filho de Zeus e Leto, irmão gêmeo de Ártemis – a Lua.
Nas mitologias grega, romana e etrusca, Apolo foi identificado como o deus da luz e do Sol, da verdade e da profecia, do pastoreio, do tiro com arco, da beleza, da medicina e da cura, da música, da poesia e das artes.
Patrono do Oráculo de Delfos, era o deus dos adivinhos e profetas. Sua ligação com a Medicina se fazia pelo seu poder sobre a vida e a morte, e também através de seu filho Asclépios.
Liderava as Musas e era o diretor de seu coro, firmou sua posição como o deus da Música, e era homenageado com uma forma especial de hino, o peã. Apolo é o deus dos jovens rapazes, ajudando na transição para a idade adulta. Assim, ele é sempre representado como um jovem, frequentemente nu, para simbolizar a pureza e a perfeição.
São tantos os seus atributos, que podemos considerar que Apolo é uma síntese de várias forças universais, reunindo numa só divindade um vasto complexo de potenciais sincretizados na sua figura como expressão do poder.
A sua faceta de deus solar torna-o um deus benéfico e purificador. É ele que faz germinar a vida e espalha a felicidade, mas o Sol pode também queimar. Os raios solares eram entendidos, pelos gregos, como flechas justiceiras disparadas pelo hábil arqueiro, que alcançavam todos os que praticavam atos contrários à vontades dos deuses. Mas também a ele as pessoas recorrem quando precisam de visão clara, pois sua flecha penetra até no mais sombrio dos problemas, e sua música aquieta o coração confuso e agitado.
Apolo surge-nos, assim, como um deus simultaneamente criador e purificador. O símbolo da ordem universal, a encarnação da harmonia. Apolo é a manifestação do divino ante a desolação e a confusão do mundo.
Apolo, o deus do sol, cujo famoso santuário de Delfos mostrava, talhada em pedra, a ordem “Homem, conhece-te a ti mesmo”, surge como imagem da elevação de espírito.
Como divindade da luz, Apolo combate a obscuridade e, por essa razão, o seu oráculo tem por missão projetar a claridade sobre as sombras que roubam dos humanos o conhecimento.
É a imagem do poder da consciência em toda a sua glória resgatada pelo Eu Superior, para vencer os vícios e purificar o impuro, libertando-nos das barreiras surgidas do escuro mundo do Inconsciente.
É realização humana pelo poder da consciência, vencendo a batalha com a serpente Píton, das entranhas da terra, que representa a nossa vitória sobre os instintos.
José Batista de Carvalho | 13/09/2013 às 13:08 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK