PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Triagem será feita antes de matrícula em creche

Crianças serão selecionadas por critérios como renda familiar per capita e benefícios sociais
Começou ontem, em Fortaleza, o período de pré-inscrição para matrícula dos alunos de educação infantil da rede municipal de ensino. Crianças de 1 a 3 anos poderão se candidatar a 14.940 vagas nas creches de Fortaleza até o próximo dia 29. O processo de inserção nos colégios em 2014, no entanto, trouxe novidades que dividiram opiniões. Para ingressar no ensino, novatos passarão por triagens com base em critérios como renda familiar per capita e benefícios sociais, como o Bolsa Família.

As filas acabaram, já que as vagas não são mais definidas por ordem de chegada. No entanto, mães temem não conseguir matricular os filhos Fotos: Lucas de Menezes
Segundo Luíza Brilhante, coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), no primeiro momento, as crianças serão pré-inscritas em um registro único de alunos em idade de creche. Após o cadastro, aquelas que estiverem dentro do perfil de maior vulnerabilidade social terão prioridade na matrícula, que deve acontecer somente entre os dias 6 e 10 de janeiro. A lista dos alunos com preferência deve ser divulgada no dia 6 de janeiro.

Conforme a coordenadora, a mudança foi necessária para organizar o processo de matrícula e, assim, evitar as longas filas de espera vistas em outros anos no mesmo período. "Antes, só havia um dia para matrícula da Educação Infantil. Era um dia muito atordoado, com muita turbulências. Agora, os pais poderão ir com tranquilidade fazer o registro dos filhos", explica Luíza.


O novo procedimento, no entanto, não agradou a todos. Por um lado, as filas, de fato, acabaram. Como as vagas não são mais definidas por ordem de chegada, ontem, o movimento nos Centros de Educação Infantil (CEIs) era calmo. Contudo, muitas mães ficaram apreensivas com a possibilidade de não conseguirem matricular os filhos.

Apreensão

Para a vendedora Andrea Sousa, que foi ontem ao CEI Darcy Ribeiro, no bairro Papicu, para fazer o registro do filho, os critérios de prioridade da SME são muito restritivos. "Antes, a gente dormia na fila, mas sabia que nosso filho ia conseguir lugar. Agora, precisamos esperar a avaliação".

A doméstica Ana Lúcia Oliveira também realizou a pré-inscrição da filha ontem, no CEI Maria Alice, bairro Papicu. Ela, que pretende matricular a filha pela primeira vez na, aprovou a redução do tempo de espera, mas disse ter receio de não obter oportunidade. "A gente fica em dúvida se vai arranjar vaga ou não".

Conforme Luíza Brilhante, as crianças que não forem contempladas de início com vagas continuarão com seus nomes no registro único e devem ser inseridas nas creches ao longo do ano. "À medida que forem surgindo vagas, com a construção das novas creches, os alunos vão ser matriculados. A nossa expectativa é que nenhuma criança fique sem escola", ressaltou. A expectativa é que 91 creches sejam construídas em Fortaleza em 2014.

A pré-inscrição dos alunos de Educação Infantil se estenderá até o dia 29 de novembro. Os documentos necessários são cópias do cartão do Bolsa Família, da certidão de nascimento, do comprovante de endereço, do cartão de vacina, do RG e do CPF do responsável, do comprovante de rena mensal da família e duas fotos 3x4.

Para os veteranos de outros níveis, as matrículas têm início hoje e vão até o dia 29. Nesses casos, as vagas são garantidas e os pais devem apenas confirmar a renovação. De 16 a 20 de dezembro, será a vez dos novatos a partir dos 4 anos. A documentação é a mesma para toda a Educação Infantil. Alunos novatos da educação inclusiva devem se matricular entre os 2 e 6 de dezembro. As vagas são garantidas.

Corte de 2º turno causa polêmica
Outra mudança que também não foi completamente aprovada pelos pais é o fim do tempo integral para alunos do nível Infantil III, formado por crianças de 3 anos, a partir de 2014. A decisão foi anunciada na semana passada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Segundo Luíza Brilhante, o corte do segundo turno tem por objetivo aumentar o número de vagas na Educação Infantil. Com a modificação, a oferta passará de 12.069 para 14.940.

No entanto, a medida não foi bem recebida pelas mães que contam com a escola para cuidar dos filhos enquanto trabalham. A zeladora Deviane Freire tem uma filha em idade de creche e afirma não estar de acordo com a mudança. Em 2014, a menina estudará apenas em tempo parcial e a mãe precisará procurar alguém para tomar conta da pequena. "Para quem trabalha, antes era melhor porque os filhos podiam ficar o dia todo na escola, a gente ficava tranquila. Agora, vou ter que pagar alguém para ficar cuidando dela".

Na opinião do mestre em Educação Marco Aurélio de Patrícia Ribeiro, o fim do tempo integral acarreta perdas educacionais e sociais para os pequenos. De acordo com ele, as crianças perderão o auxílio pedagógico e estarão fadadas a ficar em casa, sem nenhum tipo de atividade. Além disso, Aurélio destaca que a SME está indo no caminho inverso ao da educação mundial.

"As escolas de todo o mundo viram que o sistema de tempo integral é fundamental. Em vários países, as instituições estão partindo para fazer o estudo em dois turnos porque isso possibilita uma melhoria rápida na educação. O que está acontecendo aqui em Fortaleza é um retrocesso", pontua.

Apesar das críticas recebidas, Luíza Brilhante explica que o principal foco da Secretaria de Educação é abrir mais vagas e atender à grande demanda da rede pública de ensino. "Priorizamos o atendimento à criança. Nosso objetivo é dar oportunidade de mais crianças estarem na creche", destacou.

VANESSA MADEIRA
REPÓRTER 

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK