PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Fim de ano gera filas e transtornos no Detran

HABILITAÇÃO

Fim de ano gera filas e transtornos no Detran

27.12.2013
Quem tem de renovar ou iniciar o processo de solicitação da CNH precisa de paciência e tempo livre
Quem busca solucionar problemas na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), no bairro Maraponga, nos últimos dias do ano, precisa ter paciência e tempo livre. No local, o cenário é de filas imensas e de uma multidão aflita por perder uma manhã para renovar ou iniciar o processo de solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o Detran, a situação já era esperada para os últimos dias de atendimento de 2013. O panorama confuso deixou os usuários irritados.

Temor em relação ao aumento das tarifas no próximo ano também levou muitos motoristas ao órgão nestes últimos dias de 2013 FOTO: LUCAS DE MENEZES
O motoboy Raimundo Aguiar, 37, estava inconformado com o atendimento prestado. O homem chegou ao local às 8h, conforme relatou, para tentar renovar a CNH. Somente após mais de duas horas na fila é que foi atendido. "Cobram muito caro (multas e taxas), mas não investem. É absurdo", disparou.

O motorista Jennison da Silva Arruda, 25, necessita da CNH para trabalhar. Chegando cerca de 10 minutos após as 8h, Jennison enfrentou a fila da renovação da carteira por mais de duas horas. O motorista, que irá viajar no Réveillon, reclamou da velocidade do atendimento. "Demora um pouco, né? Tem que melhorar", avaliou.


A via-crucis também fez parte da manhã das pessoas que buscavam a primeira CNH. A fila para os exames médicos ultrapassava a porta, chegando à calçada do prédio. A agente de cobrança Juliana Mota, 26, que perdeu uma manhã inteira para cumprir as primeiras exigências do órgão, reclamou da grande demanda de atendimentos. "Achei que tem muita gente para um dia só. A pessoa tem que vir preparada para passar o dia em pé. São muitas filas e muita gente", reclamou.

Com a chegada dos feriados de fim de ano, a busca pelos serviços do Detran aumenta, de acordo com o órgão. "Todo final de ano há um aumento de demanda nas unidades do Detran. O que as pessoas têm que fazer é ter paciência. Pedimos para que compreendam isso", enfatizou a assessoria do Departamento.

O órgão afirma que o medo de um aumento nas taxas para 2014 seria o motivo da alta demanda de usuários. Dentre as tarifas que preocupam, estaria a da inserção de simulador de direção nas aulas de autoescola, mas a assessoria do Departamento afirma que não há motivo para pressa. "Aqui no Ceará e em outros 17 estados as autoescolas não estão em condições de oferecer os simuladores. O próprio Detran fez um trabalho no sentido de adiar e ampliar a discussão sobre o programa", explicou".

Motoristas esperam até 10 dias por ressalva
Além de todas as dificuldades enfrentas para tirar a primeira habilitação, os novos motoristas ainda têm de aguardar o prazo de até 10 dias para receber a Permissão Para Dirigir (PPD) no endereço cadastrado, prazo que gera ainda mais transtornos. Já os condutores que buscam renovar a CNH já saem do Detran com a ressalva em mãos.

A média anual de detidos no Ceará por conduzir veículos sem possuir habilitação é de 7.500 pessoas. Até setembro deste ano, 7.088 condutores já haviam sido enquadrados na infração, de acordo com o Detran-CE.

Funcionamento
O órgão informou ainda que as unidades funcionarão, normalmente, hoje e segunda (30), fechando na terça (31) e quarta-feira (1º), e voltando a abrir na quinta (2). Com o anúncio do reajuste no valor da Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará (Ufirce), a taxa paga ao Detran pela primeira CNH passará de R$ 179,36 para R$ 189,24.

LEVI DE FREITAS
REPÓRTER 


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK