PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lusa salva Flu do rebaixamento

BRASILEIRÃO NOS TRIBUNAIS

Lusa salva Flu do rebaixamento

17.12.2013

Em primeira instância, STJD pune a Portuguesa, rebaixa o clube paulista e mantém o Fluminense na elite nacional
O Campeonato Brasileiro de 2013 vai terminar na Justiça Comum. Essa é a posição da Portuguesa, que apenas espera o julgamento do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no próximo dia 27, para tomar essa medida. Nesta segunda-feira, o clube foi punido com a perda de quatro pontos pela 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal, caiu para a 17ª posição na tabela de classificação e, por consequência, acabou rebaixada para a Série B de 2014.

Torcedores da Lusa e do Tricolor carioca esperaram pelo resultado do julgamento em frente à sede do STJD, que contou com reforço policial FOTO: FUTURA PRESS

"Tem que prevalecer o campo. Se a Portuguesa perder no tapetão, o caminho será a Justiça Comum. Não digo nem que seja por parte do clube, mas torcedores ilustres estão se mobilizando para isso. Vamos até o inferno se for preciso", declarou o presidente Manuel da Lupa, antes do início da sessão.

A Portuguesa acabou punida com a perda de quatro pontos pela escalação do meia Héverton. O placar foi de 5 a 0 pela condenação - acrescida de multa de R$ 1 mil. Com a sentença, o Fluminense permanece na elite do futebol no próximo ano.

A decisão é em primeira instância e nesta terça mesmo o clube paulista deve entrar com recurso. O julgamento no Pleno do STJD - última instância na esfera esportiva - contará com nove auditores. É muito raro, porém, uma decisão unânime de Comissão Disciplinar ser alterada pelo Pleno do STJD. "Se fosse o Fluminense na nossa situação, aí sim o Pleno poderia reverter", alfinetou Da Lupa, que chorou discretamente durante a sessão.

Diante da sede do STJD torcedores dos dois clubes se provocaram enquanto aguardavam o resultado do julgamento. Diante de 50 policiais, 38 torcedores da Lusa gritavam contra cerca de 50 tricolores.

Em sua explanação, o advogado da Portuguesa, João Zanforlin, reconheceu que o clube cometeu uma irregularidade, mas ressaltou com veemência que "a interpretação da lei não pode ser a letra fria". E disse mais: "Se condenarmos a Portuguesa, vamos instituir no futebol brasileiro a fraude, a mutreta".

Ao abrir a votação, o relator Felipe Bevilacqua de Souza sustentou, por 20 minutos, que não havia subjetividade no caso em questão. Na sequência, outros três auditores acompanharam o voto de Bevilacqua em menos de dois minutos. Para finalizar, o presidente da sessão, Paulo Valed Perry, disse que a Portuguesa errou "por negligência" e fechou o placar em 5 a 0.

Fla também punido
Em julgamento semelhante ao da Portuguesa, o Flamengo foi punido com a perda de quatro pontos na tabela de classificação do Brasileiro. A 1ª Comissão Disciplinar do STJD considerou que a escalação do lateral André Santos no duelo diante do Cruzeiro, pela última rodada, foi irregular e por isso puniu o clube.

Para o Flamengo, a mudança foi apenas da 11ª para a 16ª colocação, o que livra o clube carioca do rebaixamento. 

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK