PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Evangelho do dia


Quarta-feira, 1 de Janeiro de 2014.
Santo do dia: Santa Maria, Mãe de DeusSanta Zedislava de Lemberk,
Cor litúrgica: branco
Evangelho de hoje: São Lucas 2, 16-21
Primeira Leitura: Livro dos Números 6,22-27
Leitura do Livro dos Números:
22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23'Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24O Senhor te abençoe e te guarde! 25O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz! 27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei'.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 66 (67)
- Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
R: Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

- Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.

R: Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

- Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!

R: Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.
Segunda Leitura: Gálatas 4,4-7
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:
Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai! 7Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro:
tudo isso, por graça de Deus.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2,16-21
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- De muitos modos, Deus outrora nos falou pelos profetas; nestes tempos derradeiros nos falou pelo seu Filho (Hb 1, 1s)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 16Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino.18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia: Beato João Paulo II (1920-2005), Papa 
Mensagem Urbi et Orbi 25/12/2002
(trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana, rev.)

Maria, Mãe do Príncipe da Paz (Is 9,5)
«Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado» (Is 9,5). […] Com Maria contemplamos o rosto de Cristo: naquela Criança, […] é Deus que vem visitar-nos para guiar os nossos passos no caminho da paz (cf Lc 1,79). Maria contempla-O, […] interrogando-se sobre o sentido dos prodígios que envolvem o mistério do Natal.

Mistério de alegria é o Natal! Os Anjos cantaram na noite, […], descrevendo o acontecimento aos pastores como «uma grande alegria para todo o povo» (Lc 2,10), que o é apesar de estarem longe de casa, da pobreza na manjedoira, da indiferença do povo, da hostilidade do poder. […]

Mistério de amor é o Natal! Amor do Pai, que enviou ao mundo o seu Filho unigénito, para nos doar a sua mesma vida (cf 1 Jo 4,8-9). Amor do «Deus connosco», o Emanuel, que veio à terra para morrer na Cruz. Na gélida cabana, envolvida no silêncio, a Virgem Mãe […] já sente o drama cruento do Calvário. […] O Príncipe da paz (Is 9,5), nascido hoje em Belém, dará a sua vida no Gólgota para que na terra reine o amor.

Mistério de paz é o Natal! Desde a gruta de Belém eleva-se hoje um apelo urgente para que o mundo não ceda à desconfiança, à suspeita, ao desânimo, mesmo quando o trágico fenómeno do terrorismo aumenta incertezas e temores. Os crentes de todas as religiões, juntamente com todos os homens de boa vontade, banindo toda e qualquer forma de intolerância e discriminação, são chamados a construir a paz. […]

Junto a Vós, ó Virgem Mãe, ficamos a pensar diante da manjedoira onde jaz o Menino, para partilhar do vosso assombro perante a imensa condescendência de Deus. Dai-nos os vossos olhos, ó Maria, para decifrarmos o mistério que se esconde nos frágeis membros do vosso Filho. Ensinai-nos a reconhecer a sua face nas crianças de todas as raças e culturas. Ajudai-nos a ser testemunhas credíveis da sua mensagem de paz e de amor, para que também os homens e as mulheres da nossa época, marcada ainda por fortes contrastes e incríveis violências, saibam reconhecer no Menino que está nos vossos braços o único Salvador do mundo, fonte inesgotável da paz verdadeira por que, no íntimo, todo o coração anseia.
Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK