OPERADORAS DE TELEFONIA
Pontos de wi-fi são ampliados
18.01.2014
São Paulo. Com o objetivo de descongestionar suas redes móveis, as operadoras de telefonia no Brasil pretendem ampliar em 2014 o número de pontos de acesso à internet que utilizam a tecnologia wi-fi, como forma de melhorar o serviço em um ano em que preveem aumento do uso de dados devido à Copa.
Os investimentos para a instalação de pontos de wi-fi, os chamados hotspots, em lugares públicos e privados são até 10 vezes menores que os necessários para a instalação de redes 3G e 4G, segundo analistas. No entanto, por terem cobertura limitada, essas redes são vistas como complementares aos serviços de internet móvel das operadoras, e não como substitutas.
A Claro pretende ampliar a sua rede de hotspots lançada em maio de 2013. A empresa tem atualmente 6.000 pontos de conexão no país, segundo o diretor de serviços de valor agregado da operadora, Alexandre Olivari. Todos estão localizados em lugares públicos - como aeroportos e shoppings - de grandes centros urbanos. Para a Copa do Mundo, a Claro negocia acordos com operadoras internacionais para que visitantes estrangeiros tenham acesso às redes sem fio no Brasil. A Claro também instalará em parceria com concorrentes redes wi-fi em mais da metade dos 12 estádios que receberão jogos durante o Mundial.
Rede
Apesar do recente interesse das operadoras, a rede wi-fi brasileira é considerada pequena se comparada a outros países. Números da Anatel de dezembro de 2013, citados pela Consultoria Teleco, apontam 158,9 mil hotspots no Brasil. A Oi responde por quase 96% dos hotspots do país, com 152,5 mil pontos. A empresa, no entanto, afirma ter encerrado 2013 com 500 mil hotspots -saindo de 27 mil em 2012- e que irá atualizar os dados junto à Anatel. A empresa não deu previsões para este ano por estar em período de silêncio devido à fusão com a Portugal Telecom.
Procurada, a Vivo não informou sua rede de hotspots. Já a TIM disse ter encerrado 2013 com 719 pontos de conexão sem fio, tendo iniciado o ano com apenas 50. "Em 2014, a companhia vai continuar a expansão de forma ainda mais acelerada".
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário