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sábado, 25 de janeiro de 2014

Por R$ 3,5 milhões, versão blindada de carro suporta até granada

Por R$ 3,5 milhões, versão blindada de carro suporta até granada

Folhapress | 08h55 | 25.01.2014

O veículo traz carroceria e vidros resistentes a tiros com munição de calibre médio

A Audi anunciou nesta semana que venderá, por encomenda, a versão blindada de fábricado sedã executivo A8. A limusine à prova de balas sai por R$ 3,5 milhões, cerca de cinco vezes mais do que a versão normal.
De acordo com a montadora, o veículo protegido traz carroceria e vidros resistentes a tiros com munição de calibre médio. Foto: Divulgação
Por também ser reforçado, o assoalho suporta a explosão de granadas de mão de uso militar, por exemplo. A célula de proteção é integrada à carroceria e utiliza materiais altamente resistentes, como aço de blindagem moldado a quente, tecido de aramida e cerâmica.
Há ainda uma caixa de comunicações no porta-malas. Ela aloja as unidades de controle do veículo, assim como uma bateria suplementar.
O novo Audi A8 L Security também inclui um sistema que permite aos passageiros secomunicarem com o exterior do carro sem a necessidade de descer os vidros, já que o carro é equipado com microfones e alto-falantes na parte interior e exterior.

A armadura, que é praticamente fabricada a mão, leva cerca de 450 horas para ser instada. Só depois disso a carroceria é enviada de volta à fábrica para a montagem final.
Extra
A Audi oferece opções para aumentar a proteção da limusine. Entre elas está o sistema de saída de emergência, que permite ao passageiro pressionar um interruptor selado especial. Assim, ao mesmo tempo em que puxa uma das maçanetas internas, parafusos pirotécnicos nas dobradiças irão separar a porta da carroceria, permitindo que seja aberta com um leve empurrão, facilitando uma possível fuga.
Outro dispositivo é o sistema de extinção de incêndio, ativado por um botão ou por sensor de calor. O agente extintor é levado por meio de tubos na parte inferior da carroceria, desde dois tanques colocados no porta-malas. A substância é pulverizada dentro dos arcos das rodas, na parte inferior da carroceria e dentro do compartimento do motor.
Já o purificador de ar fresco opera com dois cartuchos pressurizados alojados em área protegida. Ao apertar de uma tecla, ele supre ar limpo para o interior por meio de aberturas. O sistema gera ainda pressão positiva dentro do carro, impedindo assim a infiltração de gases tóxicos. Outra opção é a partida de segurança, um dispositivo que permite ao motorista ligar o motor remotamente por sinal de rádio.
Há também sinalização de LED para tráfego em comboios, porta-bandeira, luzes piscantes, sirene, preparação ou instalação de redes de rádio para autoridades ou organizações, telefone de série, registrador de dados de acidentes, câmera traseira adicional e para-brisa aquecido, incluindo aquecimento parcial das janelas laterais.
O modelo, que tem 5,27 m de comprimento, será inicialmente importado na configuração com motor W12 de 493 cv. Haverá outra, com propulsor 4.0 V8 biturbo, de 429 cv. Ambos trazem assentos individuais com massageador e ventilação.


FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

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