PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Câmara acelera projeto que acaba com exigência de simulador em autoescola

PROJETO DE LEI

Câmara acelera projeto que acaba com exigência de simulador em autoescola

FolhaPress | 12h31 | 15.02.2014

O projeto será votado na próxima semana, diretamente no plenário da Câmara, sem passar pelas comissões da Casa.


Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (12) um requerimento que acelera a tramitação de um projeto de decreto legislativo que cancela a obrigatoriedade para que as autoescolas tenham que dar aulas em simuladores de direção. 
 
Com isso, o projeto será votado na próxima semana, diretamente no plenário da Câmara, sem passar pelas comissões da Casa. A proposta é do líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE). 
 
Segundo o deputado, há indícios de que a medida foi elaborada para beneficiar apenas quatro empresas que detêm a tecnologia dos simuladores, já que não há argumentos técnicos que justifiquem a medida. 
 
O líder afirmou ainda que obrigatoriedade vai onerar os condutores, que pagarão entre 20% a 30% a mais para tirarem a carteira de motorista, uma vez que cada aparelho custa R$ 40 mil, fora o custo de manutenção. 
 
A ideia do sistema, diz o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é utilizar tecnologias de realidade virtual para o aprimoramento do processo de formação de motoristas. 
 
Segundo o Ministério das Cidades, estudos feitos pelo governo norte-americano comprovaram que o uso do simulador de direção de carro pode reduzir pela metade o número de acidentes. 
 
Nos 24 primeiros meses após a retirada da habilitação, o equipamento ainda desenvolve as habilidades sensoriais e motoras do motorista, assim como os conhecimentos teóricos das regras de trânsito e o autocontrole emocional. 
 
Além disso, permitirá treinar os controles do veículo e se colocar em situações similares às que ocorrem em vias públicas antes das aulas práticas de volante. 
 
Departamento Nacional de Transito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, solicitou àUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2009, a elaboração de estudos a respeito do uso simulador de direção para complementar a formação dos condutores. 
 
Os pesquisadores concluíram que o equipamento treinará os motoristas fora das vias públicas, o que garantirá a suaintegridade física e a do instrutor. 
 
Lucro 
 
Reportagem da "Folha de S.Paulo" mostrou que uma das quatro empresas que irão dividir o mercado milionário de simuladores de direção para a formação dos motoristas tem como sócio um ex-assessor do Denatran que trabalhou no órgão quando essa exigência já era discutida.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK