Por Redação Olhar Digital
A indústria de software malicioso para dispositivos móveis está se desenvolvendo com grande rapidez, tanto no plano tecnológico, como no estrutural. Segundo a empresa de segurança Kaspersky, o cibercriminoso "não é mais um delinquente solitário, mas sim uma parte de um sério processo de negócio".
Em 2013, foram detectadas 143.211 novas modificações de programas maliciosos para dispositivos móveis. Mas, apesar do perigo, você sabe identificar se seu aparelho está infectado? E o que fazer num segundo momento para mantê-lo protegido?
O Android é o principal alvo dos ataques. 98,05% dos programas maliciosos para dispositivos móveis descobertos no ano passado são dirigidos à plataforma do Google, o que prova sua vulnerabilidade em meio à popularidade.
Por isso, confira abaixo uma lista com os sete sintomas mais comuns que indicam que algo errado está ocorrendo em seu Android.
1. Anúncios não desejados: se seu smartphone ou tablet está atormentado por pop-ups e outros tipos de anúncios intrusos, ou durante a navegação ocorrem redirecionamentos não esperados – independentemente do fato de que pode ser considerado de aplicações normais - é provável que você tenha instalado um adware.
2. Picos de dados: alguns arquivos maliciosos incrementam o uso de dados para fazer com que o dispositivo se conecte repetidamente a um website, clique em anúncios, faça download de arquivos grandes e envie mensagens.
3. Faturas elevadas sem motivo: frequentemente, o malware faz com que um smartphone ou tablet infectado ligue ou envie SMS para números premium, também conhecidos como “0900” ou números curtos de 5 dígitos, elevando o preço da fatura telefônica.
4. Aplicativos não solicitados: alguns Apps maliciosos compram ou baixam aplicações do Google Play ou outras lojas não oficiais. Se em seu dispositivo aparecer aplicativos que você não fez o download, suspeite.
5. Apps que utilizam funções desnecessárias: alguns programas maliciosos se disfarçam de aplicativos legítimos. Se solicitarem permissões ou outras funções que não são necessárias para seu uso, é provável que tenha fins maliciosos.
6. Atividade estranha em contas online: este problema não afeta somente os PCs. O malware móvel é muito complexo e pode roubar senhas, credenciais de acesso e dados guardados no dispositivo.
7. Aplicações que exigem dinheiro para desbloquear o dispositivo: nenhuma empresa legitima que opera dentro da lei bloqueia o dispositivo e pede dinheiro para desbloqueá-lo.
Especialistas afirmam que a melhor maneira de manter o dispositivo protegido é instalando uma boa proteção anti-malware. Contudo, existem medidas adicionais para evitar a infecção:
1. Não praticar o 'jailbreak' no dispositivo.
2. Configure um PIN ou uma senha para desbloquear a tela.
3. Baixe aplicativos que procedam de fontes de confiança – prefira os da loja oficial
4. Não utilizar redes Wi-Fi públicas na hora de realizar qualquer tipo de transação.
5. Revisar as permissões que solicitam os aplicativos.
6. Armazenar somente os dados confidenciais que sejam necessários no dispositivo
7. Instalar uma função de controle parental para evitar que as crianças comprem aplicativos ou conteúdo multimídia sem a permissão de adultos.
FONTE: OLHAR DIGITAL
A indústria de software malicioso para dispositivos móveis está se desenvolvendo com grande rapidez, tanto no plano tecnológico, como no estrutural. Segundo a empresa de segurança Kaspersky, o cibercriminoso "não é mais um delinquente solitário, mas sim uma parte de um sério processo de negócio".
Em 2013, foram detectadas 143.211 novas modificações de programas maliciosos para dispositivos móveis. Mas, apesar do perigo, você sabe identificar se seu aparelho está infectado? E o que fazer num segundo momento para mantê-lo protegido?
O Android é o principal alvo dos ataques. 98,05% dos programas maliciosos para dispositivos móveis descobertos no ano passado são dirigidos à plataforma do Google, o que prova sua vulnerabilidade em meio à popularidade.
Por isso, confira abaixo uma lista com os sete sintomas mais comuns que indicam que algo errado está ocorrendo em seu Android.
1. Anúncios não desejados: se seu smartphone ou tablet está atormentado por pop-ups e outros tipos de anúncios intrusos, ou durante a navegação ocorrem redirecionamentos não esperados – independentemente do fato de que pode ser considerado de aplicações normais - é provável que você tenha instalado um adware.
2. Picos de dados: alguns arquivos maliciosos incrementam o uso de dados para fazer com que o dispositivo se conecte repetidamente a um website, clique em anúncios, faça download de arquivos grandes e envie mensagens.
3. Faturas elevadas sem motivo: frequentemente, o malware faz com que um smartphone ou tablet infectado ligue ou envie SMS para números premium, também conhecidos como “0900” ou números curtos de 5 dígitos, elevando o preço da fatura telefônica.
4. Aplicativos não solicitados: alguns Apps maliciosos compram ou baixam aplicações do Google Play ou outras lojas não oficiais. Se em seu dispositivo aparecer aplicativos que você não fez o download, suspeite.
5. Apps que utilizam funções desnecessárias: alguns programas maliciosos se disfarçam de aplicativos legítimos. Se solicitarem permissões ou outras funções que não são necessárias para seu uso, é provável que tenha fins maliciosos.
6. Atividade estranha em contas online: este problema não afeta somente os PCs. O malware móvel é muito complexo e pode roubar senhas, credenciais de acesso e dados guardados no dispositivo.
7. Aplicações que exigem dinheiro para desbloquear o dispositivo: nenhuma empresa legitima que opera dentro da lei bloqueia o dispositivo e pede dinheiro para desbloqueá-lo.
Especialistas afirmam que a melhor maneira de manter o dispositivo protegido é instalando uma boa proteção anti-malware. Contudo, existem medidas adicionais para evitar a infecção:
1. Não praticar o 'jailbreak' no dispositivo.
2. Configure um PIN ou uma senha para desbloquear a tela.
3. Baixe aplicativos que procedam de fontes de confiança – prefira os da loja oficial
4. Não utilizar redes Wi-Fi públicas na hora de realizar qualquer tipo de transação.
5. Revisar as permissões que solicitam os aplicativos.
6. Armazenar somente os dados confidenciais que sejam necessários no dispositivo
7. Instalar uma função de controle parental para evitar que as crianças comprem aplicativos ou conteúdo multimídia sem a permissão de adultos.
FONTE: OLHAR DIGITAL
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