PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Bancos de leite seguem precisando de doações

AMAMENTAÇÃO

Bancos de leite seguem precisando de doações

01.08.2014

Quantidade de leite disponível está aquém do ideal. Instituições do Estado lutam para manter o estoque


estoque de leite
O processo de doação é padronizado e inclui cadastro, com perguntas sobre, por exemplo, o pré-natal e a saúde da mãe
FOTO: FERNANDA SIEBRA
Para bebês internados em UTIs e unidades de médio risco, doações de leite materno podem significar vida. Além de ser um ato de generosidade, a doação é uma forma de cuidar da própria saúde e do bem-estar das mães. Bancos de leite em Fortaleza orientam pessoas interessadas e oferecem serviço de coleta nos domicílios das lactantes, tendo em vista que as doações são uma necessidade constante.
O banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) atende a 40 bebês internados, sendo 20 na UTI neonatal e 20 na unidade de médio risco, além de 12 maternidades em Fortaleza e no Interior. Com um consumo diário médio de 15 litros de leite, o banco não tem estoque de segurança. "A gente sempre tem menos do que necessita. (No momento) temos em média dez litros de leite, quando a gente deveria ter 40", afirma a pediatra e coordenadora do banco de leite do HGCC, Rejane Brito.
Aberto 24 horas para recebimento de doações, o maior banco de leite do Estado tem 29 doadoras efetivas. Para atender a demanda, precisariam ser 70. "O nosso maior problema é a falta de informação, as mães não sabem o grande poder que elas tem", afirma a coordenadora do banco. "A grande maioria das mulheres tem condições de amamentar exclusivamente duas crianças, ou seja, tem condições de ser doadora. E a doação também traz benefícios para as mães", explica.

Além de contribuir para a nutrição e manutenção da saúde dos bebês que recebem leite, o ato de doar também afeta as doadoras. "É importante poder ajudar outras pessoas e ajuda a manter meu leite", afirma a dona de casa Simone Dutra, que está com a filha Evelyn, de 39 dias, internada na Unidade de Médio Risco do Hospital Albert Sabin.
Crise
Na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), o banco de leite está superando uma crise. "Estávamos com apenas 40 doadoras efetivas. No momento, esse número aumentou para 68. Com essa quantidade, a gente tem uma expectativa positiva para recuperar o estoque", diz a enfermeira Raquel Meireles.
Entretanto, ainda há defasagem: são 20 litros de leite armazenados, quando o ideal é que sejam 30 litros. "Em alguns períodos, nossa necessidade pode variar para até 50 litros. A gente precisa de um estoque de segurança que dure dez dias, calculado de acordo com a demanda da UTI neonatal", ressalta a enfermeira. No momento, os 21 leitos da UTI estão ocupados.
No Hospital infantil Albert Sabin (Hias), o banco de leite humano está atendendo atualmente a 15 bebês que estão internados na UTI neonatal e na unidade de médio risco, sem condições de mamar ou de receber o leite produzido pela própria mãe. Segundo a pediatra e coordenadora do banco de leite do Hias, Erandhyr Souza, o consumo do banco é de em média três a quatro litros por dia. "Agor,a nós estamos com cerca de 21 doadoras efetivas, mas o ideal seria termos cinco". As doações variam conforme o período. "Durante feriados prolongados, férias escolares e grandes eventos, como a Copa do Mundo, as doações diminuem", explica.
Além do recebimento e da distribuição do leite doado, os bancos de leite humano orientam as mães, esclarecendo dúvidas sobre amamentação e alimentação complementar. "Nosso objetivo é que, mesmo as mães que estão tendo dificuldade, com o tempo consigam amamentar o próprio filho", diz Erandhyr.
As lactantes interessadas em doar precisam entrar em contato com os bancos de leite. O processo de doação é padronizado e inclui cadastro, com perguntas sobre, por exemplo, o pré-natal e a saúde da mãe.
Semana do aleitamento começa hoje
Secretarias de saúde, hospitais e bancos de leite realizam atividades para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Com o tema "Aleitamento Materno: Um Ganho Para Toda a Vida", em 2014 a semana tem foco em dois objetivos do milênio para 2015: reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna.
A abertura da programação acontece hoje, às 8h, no Hospital da Mulher. Haverão palestras sobre "Amamentação: uma vitória para toda a vida" e apresentações culturais, além de um mamaço, momento em que várias mães amamentarão ao mesmo tempo por três e cinco minutos. Também estão previstas atividades voltadas para o aleitamento em todos os postos de Saúde de Fortaleza e entidades parceiras.
Na próxima segunda, a enfermeira Ana Márcia Bustamante de Morais, do Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza, fala sobre vivências maternas nos cuidados infantis de servidoras públicas municipais durante a licença maternidade ampliada no auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). A apresentação faz parte de uma manhã comemorativa, entre 8h30 e 12h, que contará com a presença de mães que amamentam seus filhos e doam leite para ajudar bebês internados.
O Conselho Regional de Fonoaudiologia - 8ª região, que abrange Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará, e tem sede em Fortaleza, realizará distribuição de folders nos hospitais de Fortaleza sobre o tema. Além de falar da importância da amamentação, inclusive para a prevenção de distúrbios fonoaudiológicos, a ação objetiva informar sobre o auxílio que fonoaudiólogos podem prestar em caso de dificuldade de amamentar bebês.
Diversos hospitais de Fortaleza também têm programações para a SMAM. Alguns deles, como a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, o Hospital regional da Unimed Fortaleza e o Hospital Infantil Albert Sabin, intensificarão as visitas rotineiras realizadas em enfermarias com mães ou bebês internados. No Hospital César Cals, o tema será divulgado em todos os setores, inclusive os administrativos. "Também vamos fazer rodas de conversa com mães no jardim do Hospital", afirma a pediatra e coordenadora do banco de leite do HGCC, Rejane Brito.
A Semana é importante para reafirmar um trabalho que precisa ser realizado com constância. "Teremos programação de treinamentos externos de equipes de programas de saúde família no Interior e em um posto do José Walter, e a equipe do banco de leite vai fazer uma encenação com relação a amamentação, para as mães que estão internadas e têm bebê na maternidade, trazendo o tema de forma mais lúdica", diz Raquel Meireles.
SAIBA MAIS
Bancos de leite realizam coleta de doações em domicílio. Lactantes devem ligar para o de sua escolha.
1. Banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)
Telefone: 0800-2865678
2. Banco de leite da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac)
Telefone: 3366-8509
3. Banco de leite do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)
Telefone: 0800-2804169
4. Posto de coleta de leite do Hospital Regional da Unimed Fortaleza
Telefone: 3277-7735


FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/bancos-de-leite-seguem-precisando-de-doacoes-1.1069894

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK