PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 24 de agosto de 2014

IBGE e INSS solicitam mais de 6 mil vagas ao Ministério do Planejamento

EM BREVE

IBGE e INSS solicitam mais de 6 mil vagas ao Ministério do Planejamento

24.08.2014

Pedidos incluem 1.564 vagas para o IBGE e 4.730 postos para o INSS. Cargos são de nível médio e superior


Image-0-Artigo-1685787-1
Um dos concursos públicos mais disputados no país é aguardado com ansiedade por milhares de pessoas. A informação de que o INSS pretende realizar uma nova seleção para técnico do seguro social e perito médico previdenciário veio no final de março
Dois órgãos que costumam atrair um grande número de candidatos em seus processos seletivos estão prestes a obter autorização para a abertura de milhares de vagas em seu quadro de servidores. Tanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) encaminharam ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) pedidos para a abertura de, ao todo, 6.294 vagas através de concurso público. Confira:
IBGE
As informações obtidas com a assessoria de imprensa do IBGE era de que o órgão enviou um pedido ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) solicitando a abertura de 1.044 postos de nível médio e mais de 300 com exigência de diploma de graduação. O responsável pelo setor não soube divulgar os cargos, mas disse que o instituto encaminhou a solicitação com a justificativa de que o quadro de pessoal está defasado, pois grande parte dos profissionais encontra-se em fase de aposentadoria.

Segundo a diretora da ASSIBGE-SN (Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Susana Drumond - que teve acesso ao pedido - revelou que foram solicitadas 1.044 vagas para a função de técnico em informações geográficas e estatísticas e 520 para os cargos de tecnologista em informações geográficas e estatísticas e de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.
De acordo com a diretora da associação, as oportunidades para técnico serão lotadas nas agências de todos os Estados do país. Já as ofertas de analista e tecnologista serão distribuídas da seguinte maneira: 300 para o Rio de Janeiro (sede e diretorias) e 220 em âmbito nacional, que serão destinadas para as unidades estaduais.
INSS
A assessoria de comunicação do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) confirmou ao JC&E que o órgão encaminhou um novo pedido ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para a abertura de um concurso público. E, agora, a solicitação feita foi para 4.730 oportunidades.
Este pedido manteve as 2.000 vagas (solicitadas anteriormente) para técnico do seguro social, ampliou o número de perito médico previdenciário - que antes era de 1.080 e agora passa a ser de 1.150 - e incluiu 1.580 postos para analista do seguro social.
Durante uma reunião com alguns deputados federais, em 1° de abril, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, havia anunciado que daria o aval para 1.500 vagas de técnico em junho, mas isso não aconteceu. Por conta disso, alguns parlamentares continuam pressionando a ministra para que a autorização seja concedida o mais rápido possível.
Apesar da pressão dos políticos, o MPOG não se manifestou para falar sobre a liberação do processo seletivo. Entretanto, tudo indica que o aval saia nos próximos meses e que o concurso ficará para 2015. Primeiramente, isso deve ocorrer porque a seleção para analista terá validade até maio do ano que vem, e o segundo motivo é que o Planejamento está fechando a análise da execução orçamentária.
Os concursos do INSS sempre são um dos mais disputados no país, por isso, é importante que o candidato se prepare com antecedência.


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

IBGE e INSS solicitam mais de 6 mil vagas ao Ministério do Planejamento

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK