PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Terra será atingida por duas tempestades solares até o fim desta sexta-feira

TECNOLOGIA

Terra será atingida por duas tempestades solares até o fim desta sexta-feira

Tempestades podem interromper sinais de GPS, comunicações por rádio e outros tipos de transmissões
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Duas tempestades solares "gêmeas" chegam à Terra, quase que simultaneamente, entre esta quinta-feira e o fim desta sexta-feira (12). Cientistas alertam que, por conta das fortes cargas magnéticas, as tempestades podem interromper sinais de GPS, comunicações por rádio e outros tipos de transmissões.
Conhecidas como ejeções de massa coronal (CME) e provocadas por partículas magnéticas expelidas da superfície do Sol, as tempestades não causariam problemas na Terra caso acontecessem individualmente, mas a combinação das duas, em um curto espaço de tempo, levou o Centro Nacional de Previsão Oceânica e Atmosférica Espacial a emitir um alerta para o fenômeno.

Foto: Divulgação


















As CME foram disparadas em um intervalo de menos de 48 horas e o fenômeno de irem na direção da Terra acontece de 100 a 200 vezes durante um ciclo solar, que dura 11 anos.
As partículas solares altamente carregadas podem atingir o campo magnético do planeta e interromper comunicações de rádio e degradar sinais de GPS. No ano passado, elas já haviam afetado redes elétricas.
Mas não são só problemas que as tempestades trazem. Elas podem causar auroras de tirar o fôlego ao longo de latitudes do norte, à medida que as partículas solares eletricamente carregadas vão atingindo a atmosfera.

FONTE: CORREIO 24 HORAS

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK