PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 30 de novembro de 2014

Nascente do rio São Francisco, em MG, volta a jorrar após 2 meses de seca

RIO SÃO FRANCISCO

Nascente do rio São Francisco, em MG, volta a jorrar após 2 meses de seca

Folhapress | 19h37 | 29.11.2014

As fortes chuvas recuperaram o o volume de água e estão contribuindo para a recomposição do bioma local


Voltou a brotar água na nascente principal do rio São Francisco, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, após 2 meses de seca. A informação foi divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
 
De acordo com o órgão, a intensidade das chuvas registradas nas últimas semanas contribuiu para a recuperação do volume de água e normalizou a situação, após o longo período deestiagem que foi considerado um dos maiores da região nos últimos 30 anos. A descoberta se deu após as nascentes menores da região, os chamados de olhos d'água, voltarem a jorrar. "Pedi para uma equipe avaliar a situação da nascente histórica e confirmamos que a água tomou conta de tudo, praticamente normalizando a situação", disse Vicente Faria, chefe substituto da unidade de conservação.
 
A seca da nascente principal não chegou a interferir no curso do rio, que tem 2.700 km de extensão e cuja bacia hidrográfica abrange 6 Estados e o Distrito Federal. A gravidade maior era a estiagem, que chegou a provocar incêndios na região, afetando a biodiversidade do Parque. No entanto, de acordo com Faria, as fortes chuvas também estão recompondo a natureza e "a vegetação está renascendo e rebrotando", afirmou Faria.

FONTE: DN

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK