Como foi muito grande os pedidos para postar a receita do pudim de leite furadinho colega ,eu resolvi postar logo a receita .Assim as colegas podem fazer esta deliciosa receita para o final de semana .Muitas colegas tem dificuldade com a tão gostosa calda de caramelo,mas é tão fácil quando se aprende que a gente se pergunta ,porque não pensei nisso antes .Bom eu me fiz esta pergunta várias vezes .Eu também não conseguia uma calda perfeita ,aí que minha mãe entrou na dança ,e me contou como fazer uma calda perfeita ,paciência é uma das táticas e a outra é cuidado o açúcar não pode queimar,olho sempre nela colega .Bora fazer a calda primeiro ?( desculpem pelas fotos, não ficaram lindas como tirei de noite ,ficaram escuras ,mas o sabor dele ,ficou perfeito).
Pudim de leite com furinhos .
Calda
1 xícara de 240ml açúcar refinado
1 xícara de 240ml água quente
30ml de água fria.
Em uma panela pequena ou na forma coloque o açúcar e leve ao fogo não mexa ,apenas fique olhando ela derreter ( o fogo tem que estar baixo ou o açúcar começa á queimar antes mesmo de derreter por completo por isso que falei ,olho nela colega ).
O açúcar tem que derreter por completo,note que ele vai ficando uma cor de caramelo clarinha é aí que você coloca a água quente e aumenta o fogo ,e ela vai saltar para cima ,uma bala enorme vai crescer ,é assim mesmo não mexa ,deixe que ela vai se desmanchar ,.Assim que ela derreter toda coloque a água fria e deixe ela engrossar, um pouco ( leva 1 minuto no fogo alto ).Retire da panela e coloque na forma e reserve .
Pudim:
1 lata de leite condensado de sua preferência usei Mococa
a mesma medida de leite integral em temperatura ambiente
4 ovos em temperatura ambiente
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador por 5 minutos .
Coloque o liquido na forma que já está com o caramelo no fundo.Leve para assar em banho maria em forno pré aquecido na temperatura de 180 graus na parte do meio do forno.Nunca coloque a forma no fundo do forno na parte baixa ,pois ele eleva muito a temperatura em pouco tempo e o pudim ficará cremoso e não furadinho.Este é o grande segredo. O meu levou 35 minutos no forno ,para verificar se esta no ponto ,enfie uma faca e se somente a pontinha da faca sair suja ,ele esta no ponto.
Eu não tampei a forma com papel alumínio,porque eu não tinha ,mas você pode tampar evitando que respingos da água do banho-maria possa cair na forma .
Segredo dos furinhos : sempre assar no banho-maria,sempre usar ingredientes na temperatura ambiente ,bater no mínimo 5 minutos no liquidificador dando pausas se necessário,e nunca colocar o banho -maria no fundo do forno.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário