PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 23 de março de 2015

Riscos na saúde visual devido ao consumo excessivo de açúcar na Páscoa

DE OLHO NO AÇÚCAR

08h35 | 23.03.2015

Evitar o aparecimento do diabetes, ou mantê-lo sob controle não é uma tarefa fácil, principalmente na época mais doce do ano

olhos
A melhor maneira de se prevenir da doença é ter um estilo de vida mais saudável
DIVULGAÇÃO
Páscoa está chegando e com ela vêm os chocolates e difícil resistir à tentação. A solução é preferir o chocolate sem açúcar e praticar a moderação. Já são bem conhecidos os problemas de saúde causados pelodiabetes. Em relação aos olhos, as consequências podem ser graves, pois é quando os diabéticos devem reforçar o controle. Mesmo porque, uma glicemia não estável pode levar a alterações dos vasos sanguíneos que provocam, em um estagio mais avançado, doenças oculares importantes. 
“Quando o médico percebe pequenas dilatações nas extremidades dos pequenos vasos da retina, assim como presença de micro-hemorragias, confirma o diagnóstico de retinopatia diabética. Por isso, o exame oftalmológico é considerado muito importante no diagnóstico e controle do diabetes. Dentre as complicações oculares mais graves da doença, em fases mais avançadas da retinopatia, estão a catarata e o glaucoma.”  explica o Conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady. 
retinopatia diabética é uma doença muito séria que no início não apresenta sintomas, entretanto, quando os problemas tornam-se piores os vasos sanguíneos podem romper e vazar, causando as micro-hemorragias da retina. Por isso é necessário que os diabéticos realizem exames oftalmológicos regulares e mantenham a doença sob controle.
“Ela é uma complicação do diabetes decorrente da deterioração dos vasos sanguíneos que alimentam a retina. Se atingirem a mácula (área responsável pela visão de cores e detalhes) a pessoa poderá notar o aparecimento de manchas, redução ou embaçamento da visão. Os problemas podem se agravar ainda mais, pois, a doença pode se caracterizar também pelo aparecimento de vasos anormais, mais frágeis e mais propensos ao rompimento, podendo dar origem a grandes hemorragias, formar cicatrizes e, consequentemente, levar ao descolamento de retina e provocar, ainda, o aparecimento do glaucoma”, alerta o oftalmologista.
Evitar o aparecimento do diabetes, ou mantê-lo sob controle não é uma tarefa fácil, principalmente na época mais doce do ano. A melhor maneira de se prevenir da doença é ter um estilo de vida mais saudável. Tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes a educação alimentar é ainda a melhor escolha. É preciso equilíbrio nutricional, exercícios físicos, interromper o tabagismo, controlar a hipertensão arterial, obesidade, colesterol e triglicérides. Essa é uma doença perpétua, dinâmica e invariável, assim é importante que os diabéticos conheçam bem a causa, o risco e os efeitos, a curto e em longo prazo, da doença.
FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/online/riscos-na-saude-visual-devido-ao-consumo-excessivo-de-acucar-na-pascoa-1.1250570

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK