PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Esquizofrenia, sintomas

Publicado por: 
Esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico (distúrbio psicótico) que afeta aproximadamente 1% da população, em geral se manifesta entre 15 e 25 anos, mas pode ocorrer em crianças e em idade mais avançada.


ESQUIZOFRENIA, SINTOMAS


Os sintomas da esquizofrenia são muitos e divididos em dois subtipos, o que faz com que o assunto "Sintomas da esquizofrenia" mereça um artigo só para ele.

Os sintomas da Esquizofrenia se dividem em sintomas positovos e sintomas negativos. Veja abaixo ambos os tipos descritos de forma clara, abrangente e de fácil entendimento.

Esquizofrenia Sintomas Positivos


Os sintomas positivos da esquizofrenia são aqueles que devem estar ser encontrado em tal psicopatologia e são eles:

1. ALUCINAÇÕES

As alucinações mais comuns da esquizofrenia podem ser:
- auditivas
- visuais

As alucinações clássicas da esquizofrenia são as auditivas, em que o paciente ouve vozes que o xingam, repreendem e humilham (o filme "O Solista") ilustra muito bem esse tipo de alucinação.

Já as alucinações visuais são um pouco menos comuns e a pessoa realmente crê estar vendo uma ou mais pessoas que normalmente o criticam ou lhe ordenam que façam algo. As alucinações auditivas foram muito bem ilustradas no filme "Uma mente brilhante".

Há ainda outros tipos de alucinações bem menos comuns e nem sempre associadas à esquizofrenia, como as alucinações táteis e as alucinações olfativas. A explicação sobre essas alucinações podem ser entendidas no PsiqWeb.

2. DELÍRIOS

Os delírios mais comuns na esquizofrenia são os persecutórios (comuns na esquizofrenia paranoide). São as idéias falsas que os pacientes têm de que estão sendo perseguidos, que querem matá-lo ou fazer-lhe algum mal. Os delírios podem também ser bizarros como achar que está sendo controlado por extraterrestres que enviam ondas de rádio para o seu cérebro. O delírio de identidade (achar que é outra pessoa) é a marca típica do doente mental que se considera Napoleão. No Brasil o mais comum é considerar-se Deus ou Jesus Cristo.

Esquizofrenia, Sintomas Negativos


Os sintomas negativos da esquizofrenia são:

  • Falta de motivação e apatia
  • Embotamento afetivo
  • Isolamento social


Importante: Os sintomas negativos não devem ser confundidos com depressão, já que os sintomas negativos da esquizofrenia não melhoram com nenhum tipo de medicamento.

OBS: Esses sintomas por si só não dão o diagnóstico de esquizofrenia. Só um médico psiquiatra pode avaliar se um paciente é esquizofrênico ou apresenta outro tipo de distúrbio psicótico ou ainda alguma outra doença que apresente sintomas semelhantes. A avaliação clínica é sempre fundamental.

Leia também: "Maconha precipita sintomas de esquizofrenia".

Fontes: PsiqWeb e Psicosite/Esquizofrenia
FotoFlickr


FONTE:
http://www.saudecomciencia.com/2011/03/esquizofrenia-sintomas.html?

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK