PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Preços de serviços bancários aumentaram acima da inflação

TARIFAS AVULSAS

| 20.05.2015

Valor dos pacotes de serviços e tarifas avulsas dos seis maiores bancos do País foi avaliado pelo Idec. Segundo o Instituto, reajustes muito acima da inflação são abusivos e sem justificativas do ponto de vista da prestação do serviço.


Não é só nos alimentos que o consumidor tem que ficar atento antes da compra. Os serviços também estão sendo onerados e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) fez um levantamento que constatou altas substaciais nos valores dos serviços bancários. Conforme o Idec, no último ano, os bancos reajustaram os valores das tarifas avulsas e dos pacotes de serviços bem acima da inflação.
 
Isso significa que o consumidor está pagando muito mais caro para utilizar serviços como, extratos, saques, transferências, folhas de cheques, consultas, etc. Segundo pesquisa do Idec , publicada na edição de maio da Revista do Idec, o aumento chega a 136% entre serviços avulsos e 75,2% entre os pacotes analisados.
 
De acordo com o Idec, o levantamento avaliou 75 pacotes de serviços dos seis maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander) e detectou que 44% sofreram reajustes. Em muitos casos, os aumentos aplicados foram bem superiores à inflação do período (de março do ano passado a fevereiro deste ano), medida em 7,7%.
 
O Bradesco, por exemplo, elevou o preço de um de seus pacotes em 75,2% – quase dez vezes acima da inflação. “Os reajustes foram mais frequentes entre os pacotes de custo intermediário, os quais, possivelmente, são os mais utilizados pelos consumidores”, aponta Ione Amorim, economista e pesquisadora do Idec.
 
Entre as tarifas avulsas, os aumentos, apesar de pontuais, também foram significativos. O HSBC, por exemplo, elevou a anuidade de um cartão de crédito em 136%. “Os índices [de reajuste] muito superiores à inflação são abusivos e sem justificativas do ponto de vista da prestação do serviço”, explica Amorim.


FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/online/precos-de-servicos-bancarios-aumentaram-acima-da-inflacao-1.1296773

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK