PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 21 de junho de 2015

13 Imagens que mostram que “não existe racismo no Brasil”

Por: Luciano Hilton

racismo_velado_dest

“Não existe racismo no Brasil”. Se pudéssemos eleger a frase mais hipócrita entre as tantas ditas nesse país, essa estaria no top 3, com certeza. Eu até entenderia o motivo de sua existência, afinal, racismo é uma coisa pesada, feia, que desmoraliza as sociedades contemporâneas e ninguém quer isso pra si; mas repetí-la num contexto que mostra exatamente o contrário, é quase tão ruim quanto ser assumidamente um preconceituoso racial.
Lorena Monique, estudante de Antropologia na UnB, trouxe à tona essa inconveniente situação ao observar a sua própria realidade acadêmica. Inspirada por uma campanha da Universidade de Harvard, ela fez um ensaio com pessoas que passavam pelo campus, pedindo que elas posassem com frases preconceituosas que elas já ouviram.

1.

racismo_brasil15

2.

racismo_brasil3

3.

racismo_brasil8
O projeto deu início ao Tumblr #AHBRANCODAUMTEMPO, nome esse que gerou polêmica, mas a idéia era mesmo que os brancos se dessem conta dos privilégios que possuem na sociedade e que ainda acham que a população negra é que se “vitimiza”, segundo a autora.

4.

racismo_brasil9

5.

racismo_brasil12

6.

racismo_brasil10

7.

racismo_brasil4

8.

racismo_brasil6

9.

racismo_brasil5

10.

racismo_brasil14

11.

racismo_brasil13

12.

racismo_brasil2

13.

racismo_brasil1
“As pessoas tentam passar a imagem de que o país é tolerante com as diferenças […]. Eles não estão a fim de discutir seus lugares de privilégio na sociedade, porque ser uma pessoa de pele branca no Brasil é estar em um lugar de poder simbólico”, nos lembra Lorena.
Fonte: Humaniza Redes; BlackPagesBrasil


FONTE:
http://www.tudointeressante.com.br/2015/06/13-imagens-que-mostram-que-nao-existe-racismo-no-brasil.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK