PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 20 de junho de 2015

Em 16 anos, desmatamento da Amazônia Legal foi quase o tamanho de SP

No período de 1997 a 2013, desmatamento chegou a 248 mil quilômetros quadrados, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


Da Agência Brasil
  • Segundo o IBGE, desmatamento caiu quase 80% na região no período de 2004 a 2013(Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Clique na imagem para expandir.
O desmatamento da Amazônia Legal, no período de 1997 a 2013, chegou a 248 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho do estado de São Paulo, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgada hoje (19).

Segundo o IBGE, de 1991 a 2004 houve uma aceleração no desmatamento da Amazônia Legal, que subiu de 11.030 quilômetros quadrados para 27.772 quilômetros quadrados em apenas um ano. Desde 2004, a tendência se inverteu, chegando a 4.571 mil em 2012. Em 2013, houve uma nova alta, para 5.843.
Nesse período, mais de 350 mil quilômetros quadrados foram desmatados, sendo 122.131 só no estado do Mato Grosso.
A pesquisa também mostra que entre 2005 e 2013 foram desmatados 89.158 quilômetros quadrados, extensão que pode ser comparada a uma área equivalente à soma dos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O número é menor que o de 1997 a 2004, quando foi somada uma área de 159.078 quilômetros quadrados. Nesse caso, o total desmatado da Amazônia Legal superou o estado do Amapá.

De qualquer forma, o resultado da pesquisa mostra queda de 79,1% no desmatamento da região, quando comparado ao período entre 2004 e 2013. Segundo o IDS, pelo menos 15% da Amazônia Legal já foram desmatados.

Com mais de 85% da área desmatada, a Mata Atlântica perdeu uma extensão total de 1.120 milhão de quilômetros quadrados e contava com 163 mil quilômetros quadrados remanescentes em 2012. A área já destruída do bioma é maior que toda a Região Sudeste.

O Cerrado é o segundo bioma brasileiro que mais perdeu área, pelo menos 1 milhão de quilômetros quadrados a menos que sua área original, que hoje tem 50,9% do que já representou.

Na Caatinga foram desmatados 385.210 quilômetros quadrados em relação à sua área original. O total desmatado dos Pampas foi 96.289 quilômetros. O Pantanal perdeu a menor área em números absolutos: 23.159 quilômetros quadrados, ou 15,4% de sua área.
FONTE:
http://www.ifronteira.com/noticia-brasil-64801

21 comentários:

Léia Silva disse...

Um alerta que fazemos de conta que não estamos percebendo,
um grande bj!

Unknown disse...

Aos poucos estão acabando com o bem mais precioso as nossas matas, e seres que viviam nessa matas, isso a tv não mostra. Parabens pela post.

Magda Moreira disse...

Olá,meu querido amigo!!
É um absurdo isso acontecer!! Desmatar uma floresta do tamanho de São Paulo.As pessoas precisam pensar até quando isso vai acontecer? Até quando desmataremos nossas florestas?
A Amazônia foi considerada o pulmão do mundo!Parabéns amigo pela postagem informativa.Bjs!!

http:://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

Art n Crochet disse...

Meu Deus! Que horror isso!
Dessa forma,como se pode acreditar que houve redução?
Depois ninguém entende o porquê de tantos desastres ambientais. Sei que a maior parte é fora do país,mas cresci ouvindo que a Amazônia era o "pulmão do mundo", então acredito que de certa forma afete o mundo sim.
E por outro lado, acho que a Natureza se revolta com tanta destruição também.
Abs.

Art'n'Crochet

Thally disse...

Judiação né :/ da dó só ler tamanha destruição
Sou da agenda dos blogs estou seguindo
http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

Renata disse...

Parabéns pela postagem. É uma matéria muito boa.

Renata disse...

Parabéns pela postagem, é uma excelente matéria.

Dália Duarte disse...

Parabéns pela postagem, é algo que nos devia preocupar a todos....esquecemos que vamos pagar bem caro no futuro.....
E não se preocupe de o confundirem com uma mulher....considere um elogio.....
Beijocas

Sandra May disse...

É uma postagem necessária mas, muito triste. Combina com a postagem que coloquei hoje para os comentários. Tô chocada, parceiro!!!
Sandra May

Unknown disse...

Deus fez tudo tão perfeito e o homem está tendo o prazer de destruir. O preço vai ser alto.

Unknown disse...

Deus fez tudo tão perfeito e o homem está tendo o prazer de destruir. O preço vai ser alto.

Unknown disse...

Deus fez tudo tão perfeito e o homem está tendo o prazer de destruir. O preço vai ser alto.

Lucimar da Silva Moreira disse...

Esse é um problema aqui para o brasil o homem destrói a mata, mais o homem não pensa que ele precisa da mata, é uma pena ver a Amazônia se destruindo, beijos.

Lucimar da Silva Moreira disse...

Esse é um problema aqui para o brasil o homem destrói a mata, mais o homem não pensa que ele precisa da mata, é uma pena ver a Amazônia se destruindo, beijos.

Beatriz Paulistana disse...

Boa tarde Joseni!!!
Bem...sempre digo, que talvez uma maneira de amenizar esses crimes é fazer uma alteração drástica na lei...em vez de multas, que muitas das vezes os valores não representam 1/3 do lucro...deveria haver é prisão por um crime que com certeza é hediondo.
Que Deus continue a nos abençoar sempre!!!
Tudo de bom!!!
Bjokas...da Bia!!!

Raios de Alegria Artesanatos disse...

Puxa, é até triste ler uma publicação dessa, saber que estão ou estamos destruindo nosso planeta, eu sempre faço oq posso planto flores ,arvores e sou adpta dos tres Rs da sustentabilidade, se cada um fizesse um pouco melhorariamos bastante, mas uma coisa muito legal que achei aqui foi as musicas, muito alegres, estava tocando uma que lembra muito a africa selvagem, tipo fiquei imaginando aqueles animais correndo..muito bom. Dália Duarte http://divalikealady.blogspot.pt/.../nao-existem-pessoas...

Raios de Alegria Artesanatos disse...

ah desculpe, colei sem querer o link de um outro blog da agenda nos comentarios, rsrsr é que sempre deixo na ponta do mouse aviso que sou da agenda e estou visitando e seguindo os blogs, e esqueci que havia copiado outra coisa. abraços

fran disse...

esse assunto é muito sério se todos levassem com a devida importância que merece com certeza viveríamos em um planeta muito melhor. esta nas mãos de cada um tentar fazer alguma coisa para mudar essa realidade.
http://blogcantinhodossonhosartesanatos.blogspot.com.br/

Maria José disse...

Boa noite amigo!ótima postagem,fico triste pensando o que será dos nossos netos o futuro destes jovens,o homem destruindo as maravilhas que Deus nos deixou.tenha uma semana iluminada fica c/Deus bjs!http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

Ofantasticomundodairis disse...

Será que os seres humanos são tão egoístas que não percebem que não conseguem viver sozinhas no mundo!
http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

Unknown disse...

Meu Deus, será que o ser humano só vai despertar quando for tarde demais? O que será do futuro dos nossos filhos e dos filhos dos nossos filhos? para mim a natureza é um paraíso que jamais deveria ser destruído. Parabéns pela matéria!

www.mulherdeatitude.com

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK