PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 18 de outubro de 2015

Bipolaridade é uma doença séria e vai muito além da mudança de humor; entenda

DOUTOR SAÚDE

Cerca de 4% da população brasileira sofre com o transtorno psiquiátrico



O termo 'bipolar' é comumente usado para caracterizar pessoas que, em um momento, estão super calmas ou felizes e que rapidamente mudam de humor. Mas o que muita gente não sabe é que bipolaridade é uma doença séria e, como tal, tem uma definição mais ampla do que essa simples variação. Irritabilidade extrema e sem motivo aparente, energia excessiva e perda da noção da realidade são alguns dos sintomas comuns para identificar esse transtorno psiquiátrico.

A novela 'A Regra do Jogo', que estreou em agosto na TV Globo, trata do tema bipolaridade através da personagem Nelita, interpretada por Bárbara Paes. Para 'mergulhar no universo' da doença, a atriz fez um laboratório caseiro com a própria terapeuta. "Minha psicanálise está toda voltada para a personagem. Hoje o termo bipolaridade se banalizou, e todo mundo acha que tem a doença, mas a personagem toma remédio e sofre com isso", revelou Bárbara em uma entrevista recente à revista Época.

Se a trama pretende abordar o assunto de maneira mais aprofundada ainda é um mistério. O fato é que o Brasileiro precisa tratar o transtorno com mais cuidado e respeito. Vale ressaltar que cerca de 4% da população sofre de Bipolaridade, de acordo com dados da associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) divulgados em 2013.

Embora pareça simples de ser diagnosticado, o transtorno bipolar necessita de uma investigação minuciosa. O profissional estuda o histórico familiar e observa o comportamento do paciente, além de utilizar de outros meios mais complexos.


FONTE: Correio 24 Horas

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK