PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Ministério da Saúde esclarece boatos sobre zika vírus e microcefalia; veja vídeo

Em comunicado, pasta explica também porque mudou critérios para identificar os casos de microcefalia

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

O Ministério da Saúde, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população, vem intensificando a veiculação de informação a respeito do zika vírus e da microcefalia. Segundo a pasta, por se tratar de uma doença nova e com pouco conhecimento científico, muitos boatos têm circulado sobre o vírus.
Em comunicado, o ministério confirmou a relação entre as patologias. A nota afirma que o aumento do número de casos de microcefalia está de fato relacionado ao zika vírus. A pasta também confirmou que a síndrome de Guillain-Barré também está associada ao zika. "Vários vírus, assim como o zika, podem provocar a síndrome de Guillain-Barré, que é uma doença rara", diz o comunicado.
O informativo diz ainda que a síndrome pode apresentar diferentes graus de agressividade, provocando leve fraqueza muscular em alguns pacientes ou casos de paralisia dos membros; e que o seu principal risco é o acometimento dos  músculos respiratórios, podendo levar o paciente a morte.
(Foto: Reprodução)
Em relação aos mitos, o Ministério da Saúde negou que haja relação entre a microcefalia e o uso de vacinas. Segundo o ministério, todas as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) são seguras. "Uma das ferramentas essenciais para o sucesso dos programas de imunização é a avaliação da qualidade dos imunobiológicos", garante.

O ministério também negou que tenha mudado os parâmetros de avaliação para identificar a microcefalia para camuflar dados. Segundo a pasta, a mudança para o parâmetro do perímetro cefálico igual ou menor de 32 centímetros segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é apoiada pela Sociedade Brasileira de Genética Médica.
A pasta disse ter adotado inicialmente a medida de 33 cm para compreender melhor a situação do aumento de casos de microcefalia. "A partir da primeira triagem desses casos suspeitos, muitos dos diagnósticos realizados precocemente e preventivamente já foram descartados. A nova medida visa a evitar que bebês sem a malformação sejam submetidos a uma série de exames desnecessários", diz o comunicado.
Veja vídeo:


FONTE: Correio 24 Horas

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK