PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ministro da Fazenda quer idade mínima de 65 anos para aposentadoria


henrique-meirelles

CEARÁ AGORA
O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a defender a idade mínima de 65 anos para os brasileiros se aposentarem. A idade, para homens e mulheres, segundo Meireles, é “aparentemente” a norma que deve ser adotada no Brasil.
As regras atuais garantem, para as mulheres, a aposentadoria com 60 anos de idade e, para os homens, 65 anos. O ministro, em entrevista ao Jornal do SBT, na noite dessa quarta-feira, também questionou o conceito de direito adquirido e defendeu que a reforma inclua os trabalhadores atuais que ainda não contribuíram por 35 anos.
Questionado por um jornalista da emissora se as regras seriam iguais para homens e mulheres, Meirelles disse que o governo estuda a questão e citou exemplos do exterior. “Isso aí nós estamos estudando ainda. A maior parte dos países está caminhando para isso.”

Henrique Meireles afirmou que não há nada definido e que as discussões apenas começaram. O grupo de trabalho formado por representantes do Governo Federal e algumas centrais sindicais realizaram, nessa quarta-feira, a primeira reunião para discutir as mudanças nas normas para aposentadoria.
Um dos pontos da discussão é a idade mínima. Hoje, os brasileiros podem se aposentar quando completam 60 anos de idade e 30 anos de contribuição, no caso da mulher, e 65 anos de idade e 35 anos de contribuição, no caso dos homens. Há, também, outra regra: a fórmula 85/95, por exemplo, soma idade e tempo de contribuição. A reforma proporia criar uma idade mínima também para as outras modalidades.
O Ministério da Fazenda se baseia em outros países que mantém, entre as regras para aposentadoria, a idade mínima. Meireles disse que em países com perspectiva de vida mais longa, a idade mínima para aposentadoria chega a ser de 67 anos.  “Mas 65 anos normalmente é a norma para a qual estão caminhando a maioria dos países. Aparentemente é a norma para o Brasil, também”. Ele frisou que é o que ele pensa, mas não há definições ainda. Outras informações sobre benefícios previdenciários, você tem no Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria, que vai ao ar, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, na Rádio FM 104.3 – Expresso Somzoom Grande Fortaleza. O Alerta Geral, sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira, tem a participação do advogado e professor Thiago Albuquerque, especialista em direito previdenciário e é transmitido para outras 19 emissoras no Interior do Ceará.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK