PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Dia do Folclore: Riqueza da cultura brasileira!

Criação da data comemorativa, dia do folclore brasileiro, 22 de agosto, comemoração. O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional.
Dia do Folclore: 
Você sabe o que é folclore? Incluindo mitos, lendas, contos populares e muitas outras coisas, o folclore é algo essencial na cultura do nosso Brasil. O dia 22 de agosto é dedicado para comemorar essas tradições tão especiais! Venha conhecer um pouco mais sobre seu próprio povo. 
O QUE É FOLCLORE??

A lenda do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um personagem histórico no folclore brasileiro. Jovem, negro, de uma perna só, ele possui uma carapuça vermelha que lhe concede desejos mágicos. Já foi retratado por diversos escritores brasileiros e pode apresentar vários significados quando representado.

Histórias e lendas folclóricas

Além do Saci-Pererê, muitas outras lendas completam o cenário folclórico brasileiro. Personagens como Curupira, Boitatá, Caipora e até a Mula-sem-cabeça são lembrados quando falamos no Dia do Folclore. Venha conhecer mais sobre essas e outras lendas que fazem parte da nossa cultura!

A diversidade da cultura brasileira
O Brasil é um país cheio de outras tradições muito marcantes em sua história. Quer conhecer um pouco mais sobre alguns desses costumes? Afinal, como surgiu a feijoada? Como a explicar a força da fé brasileira? Explore a cultura do nosso país!


Frases e biografia de Monteiro Lobato 

Monteiro Lobato, escritor renomado da história brasileira, representou várias lendas e contos folclóricos brasileiros em sua obra. Ele é o autor do “Sítio do Picapau Amarelo”, história que inclui diversos personagens do folclore de nosso país. 


Cantigas de roda que fizeram parte da sua infância

Sabia que as cantigas de roda que aprendemos na infância também fazem parte do nosso folclore? Essa tradição fez parte da formação das crianças em todos os cantos do país, então que tal relembrar as letras de melodias como “Boi da cara preta”, “Samba, Lelê” e “Atirei o pau no gato”.

Um comentário:

Rita Flôres disse...

Eu aprendi sobre o folclore na escola. Ah, tempo bom, em que a gente realmente aprendia e não esquecia. Falta que faz isso na vida de um ser humano!

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK