PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Em quem votar? Confira 10 apps e sites para escolher os seus candidatos

(Foto: Olhar Digital)

As eleições estão chegando e uma pergunta não sai da cabeça dos cidadãos: como escolher em quem votar? Na disputa pela presidência, o número de candidatos é reduzido, as discussões estão acaloradas e muita gente já escolheu. Mas e os outros cargos?
No dia 7 de outubro, os brasileiros deverão levar às urnas, também, suas escolhas para deputado federal, deputado estadual, dois senadores e um governador. São tantos números e tantos candidatos que é difícil escolher um. Mas a tecnologia está aqui para te ajudar.
Confira abaixo 10 iniciativas digitais, entre aplicativos, páginas da web e plugins para navegador, que permitem comparar propostas e escolher o nome que melhor te presenta.
1. Vigie Aqui (Google Chrome);
Criado pelo site Reclame Aqui, o Vigie Aqui é um plugin para Google Chrome que alerta o usuário a respeito de candidatos não tão confiáveis. Sempre que o nome de um político condenado, processado ou investigado aparecer na página, a extensão vai grifar o nome de roxo.
2. Detector de Ficha de Político (Android e iOS);
Outra iniciativa do Reclame Aqui, este aplicativo permite que você descubra se um candidato tem problemas com a Justiça só pelo rosto. Basta fotografar, fazer o upload da imagem de um político ou digitar o seu nome para acessar um banco de dados com tudo o que se sabe a respeito dele.
3. #TEMMEUVOTO (web);
Este é um web app, o que significa que ele abre pelo navegador do PC ou do celular. Com o #TEMMEUVOTO, o usuário só precisa responder a sete perguntas que dão um direcionamento a respeito das suas posições políticas. Em seguida, a plataforma exibe os candidatos que mais se encaixam no seu perfil.
4. Poder do Voto (Android e iOS);
Este app disponível para Android e iOS permite acessar uma ficha completa a respeito de políticos cumprindo mandato ou não. Com ele, você pode acompanhar as leis em votação no Congresso, como o político que você segue votou e pode expressar sua opinião sobre os posicionamentos dele.
5. Appoie (Android e iOS);
Mais um app para Android e iOS. Assim como o Poder do Voto, este aqui permite acompanha o trabalho de políticos em exercício ou que já passaram pelo Congresso. Ele também tem uma ferramenta de "match" que mostra quais candidatos têm mais a ver com o seu perfil.
6. Meu Deputado (Android e iOS);
O Meu Deputado é focado na esfera federal do poder legislativo. Com este app, você pode seguir os políticos que te interessam, comparar o desempenho entre eles e ainda acompanhar quanto dinheiro cada um gasta em verbas parlamentares.
7. Bússola Eleitoral (web);
O Bússula Eleitoral é mais um app focado em deputados. Mas este aqui não faz "match" entre você e um político. Em vez disso, ele exibe candidatos por ordem de afinidade com o seu perfil, calculado através de um questionário, na forma de um mapa interativo.
8. Calculadora de Afinidade Eleitoral (web);
Este aqui é focado em candidatos à Presidência da República. A partir de um breve questionário, o site mostra qual postulante ao cargo tem mais a ver com os seus posicionamentos em relação a políticas públicas na esfera federal. Os desenvolvedores também criaram o Partidômetro, que mostra qual legenda corresponde ao seu perfil de eleitor.
9. Quem me representa? (web);
Por uma série de questões de respostas "sim", "não" ou "não sei" sobre votações recentes no Legislativo, este web app cria uma série de gráficos mostrando quais candidatos à presidência e ao Congresso mais se identificam com o seu posicionamento.
10. Monitora Brasil (Android e iOS)
Por último, um aplicativo que mostra uma ficha bem completa a respeito de qualquer candidato ou atual político brasileiro. Por este app, você pode visualizar quantos projetos ele apresentou, quantas vezes faltou ao Congresso e quanto dinheiro público ele já gastou.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK