PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Que tal pegar no sono em apenas dois minutos?

Conheça a técnica que é usada até por militares americanos
(foto: Pixabay)
Por Marcelo Fraga
Uma pesquisa realizada em julho do ano passado pela Associação Brasileira do Sono revelou que mais de 36% dos brasileiros têm insônia. Apesar de existirem muitos medicamentos que prometem ajudar a tratar o problema, a grande maioria possui sérios efeitos colaterais, incluindo a possibilidade de vício.

Entretanto, existe uma alternativa para induzir o sono sem a utilização de qualquer substância química, segundo matéria publicada pelo site da revista americana Teen Vogue. Neste caso, trata-se de uma técnica que já é usada por militares dos Estados Unidos e que promete fazer com que a pessoa consiga dormir em apenas dois minutos.

Ainda conforme a versão juvenil da famosa revista de moda, o procedimento "milagroso" contra a insônia foi divulgado pela primeira vez no livro Relaxe e Vença, do escritor e treiandor americano Lloyd Bud Winter, publicado em 1981. O índice de eficácia da técnica seria de 96%. Ela consiste, basicamente, em dois passos simples: limpar a mente e imaginar cenas ou situações específicas.

No primeiro passo, você deve tentar relaxar os músculos do rosto, incluindo a língua e os que se localizam na mandíbula e ao redor dos olhos. Em seguida, é preciso abaixar os ombros o máximo possível e relaxar os braços, um de cada vez. Por fim, é necessário inspirar e expirar profundamente, relaxando o peito e as pernas – primeiro as coxas e, em seguida, as panturrilhas.

Já a segunda parte da técnica consiste na realização de uma destas três ações mentais: imaginar que está deitado numa canoa que navega tranquilamente por um lago sob um céu límpido e azul; pensar que está repousando numa rede de veludo preto em meio a uma sala escura; repetir mentalmente a frase "não pense" durante 10 segundos.


Caso a técnica militar americana não funcione, a Teen Vogue cita algumas dicas da Fundação Nacional do Sono dos EUA para dormir com mais facilidade:

  • Estabeleça um horário para dormir e acordar
  • Mantenha o quarto fresco, silencioso e escuro
  • Evite a ingestão de substâncias que contenham cafeína, como Coca-Cola e chá verde
  • Não coma ou se exercite nas horas próximas ao momento de ir para a cama
  • Uma hora antes de dormir, evite assitir TV e utilizar celular e computador no quarto

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK