Intolorância a Lactose |
Conheça 7 fatos sobre intolerância a lactose que ajudam a compreender se você faz parte desse grupo
1- As reações de intolerância estão quase sempre relacionadas a não assimilação de um carboidrato pelo organismo
As pessoas que têm intolerância à lactose apresentam uma deficiência (que pode ser total ou parcial) da enzima lactase, que atua na digestão da lactose.
2- Não existe alergia a lactose
A lactose é o açúcar do leite, um carboidrato (dissacarídeo) composto por glicose e galactose, e que fornece energia ao corpo. Considerando que são as proteínas as responsáveis por desencadear respostas imunológicas, a lactose não está, portanto, relacionada a nenhum processo alérgico, apenas à intolerância ao leite de vaca.
3- Inchaço e dor abdominal nem sempre significam intolerância a lactose
Os sintomas mais comuns são inchaço associado ao desconforto ou dor abdominal (cólicas) e diarreia, que pode se manifestar de forma leve e até mesmo de forma grave. Importante destacar que em qualquer processo digestivo, um inchaço leve é normal e faz parte do processo, uma vez que há aumento do volume do estômago pela própria presença do alimento e também produção de gases decorrentes de fermentação de alguns nutrientes pela microbiota intestinal.
4- A intolerância à lactose pode ser revertida
É de extrema relevância, tanto por parte dos profissionais quanto da população, o conhecimento da condição digestiva, levando em consideração a severidade do caso, pois a intolerância à lactose pode ser momentânea e, (apenas) em alguns casos, revertida.
LEIA MAIS EM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário