PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Intolerância a Lactose: 7 fatos que você precisa conhecer

Intolorância a Lactose
Você vai se surpreender com este dado: Segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), cerca de 22% da população brasileira tenha intolerância à lactose. Um número alto, não? Por isso -- e que bom -- já existem no mercado vários produtos com baixo teor ou isentos de lactose.

Conheça 7 fatos sobre intolerância a lactose que ajudam a compreender se você faz parte desse grupo

1- As reações de intolerância estão quase sempre relacionadas a não assimilação de um carboidrato pelo organismo

As pessoas que têm intolerância à lactose apresentam uma deficiência (que pode ser total ou parcial) da enzima lactase, que atua na digestão da lactose.

2- Não existe alergia a lactose

A lactose é o açúcar do leite, um carboidrato (dissacarídeo) composto por glicose e galactose, e que fornece energia ao corpo. Considerando que são as proteínas as responsáveis por desencadear respostas imunológicas, a lactose não está, portanto, relacionada a nenhum processo alérgico, apenas à intolerância ao leite de vaca.

3- Inchaço e dor abdominal nem sempre significam intolerância a lactose

Os sintomas mais comuns são inchaço associado ao desconforto ou dor abdominal (cólicas) e diarreia, que pode se manifestar de forma leve e até mesmo de forma grave. Importante destacar que em qualquer processo digestivo, um inchaço leve é normal e faz parte do processo, uma vez que há aumento do volume do estômago pela própria presença do alimento e também produção de gases decorrentes de fermentação de alguns nutrientes pela microbiota intestinal.

4- A intolerância à lactose pode ser revertida

É de extrema relevância, tanto por parte dos profissionais quanto da população, o conhecimento da condição digestiva, levando em consideração a severidade do caso, pois a intolerância à lactose pode ser momentânea e, (apenas) em alguns casos, revertida.

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK