PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Laudo conclui que excesso de peso causou acidente no Beach Park

O parque aquático contesta a conclusão e sugere que há falhas de fabricação. Um turista morreu no local
PARQUE AQUÁTICO
O laudo pericial acerca do acidente no toboágua Vainkará, que matou o radialista Ricardo José Hilário Silva, foi concluído e remetido à Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur). A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) tornou pública a conclusão da perícia. Mas o portal G1 teve acesso exclusivo ao documento que aponta "excesso de peso" e "distribuição irregular dos participantes" na boia como causa da tragédia.

Concluído em 29 de setembro, o laudo aponta que os quatro participantes seguiam as normas de uso do brinquedo e estavam na posição correta na boia.

Para Luís Silva, cunhado da vítima, o laudo dá evidências de que havia condições para o acidente ocorrer. "Ainda vamos aguardar as ações que serão feitas sobre o caso, do Ministério Público, e vamos também, paralelamente, fazer um pedido de ação indenizatória", disse.

O Beach Park argumentou, em nota de esclarecimento, que diversos testes realizados no brinquedo após o acidente atestam que "o peso não é fator de risco" e que o laudo da perícia apresenta uma "incoerência em sua conclusão".

O toboágua previa a utilização por quatro pessoas, que desceriam numa mesma boia. O limite de peso dos participantes é de 320 quilos, conforme regras da atração. Ricardo José Hilário desceu com outras três pessoas que juntas somavam 390 quilos, apontou o laudo. Testemunhas relataram que o peso dos visitantes não era verificado no momento do embarque.

O radialista morreu em 16 de julho quando descia no brinquedo recém-inaugurado. Ele estava na Capital a turismo com a esposa Luciane Cristina da Silva e a filha, de 8 anos, que desceram no toboágua na sequência. A boia em que Ricardo estava tombou após a última curva do Vainkará. O turista bateu a cabeça no chão do brinquedo. Ele recebeu atendimento no local, mas não resistiu.

Tarcísio Pontes, comerciante de Cuiabá, fazia parte do grupo que se acidentou. "A gente tinha acabado de se conhecer. Quando a gente caiu eu percebi que o Ricardo estava inconsciente, aí eu coloquei ele no meu peito e veio uma onda forte de água e nos levou pra piscina", descreveu à época.

"Inúmeros testes realizados pelo Beach Park mostraram uma descida irregular e instável mesmo com pesos de 320 kg e 310 kg, o que pode revelar a existência de falhas estruturais, de projeto, ainda não explicadas pela fabricante ProSlide nem investigadas pela perícia oficial", argumenta o Beach Park em nota.

O Beach Park informa que entrou em contato com os advogados da família de Ricardo José Hilário Silva e que não obteve retorno. O Vainkará permanece fechado por tempo indeterminado.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK