DÍVIDA ATRASADA |
Sua dívida atrasada vai completar 5 anos, será que não precisa pagar?
O seu nome depois de 5 anos voltará a ficar limpo se não tiver outras dívidas pendentes, mas as consequências serão outras. Sendo que a dívida não deixará de existir e sua vida financeira será prejudicada.
Mesmo que a dívida não possa mais ser cobrada na justiça, os juros seguirão correndo e o banco poderá cobrar você pelo resto de sua vida. Além disso, o seu nome estará limpo, mas poderá ficar marcado e dificultar ou impedir tentativas futuras de conseguir crédito. Pois os serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, não podem manter o nome do consumidor por mais de cinco anos. Porém, os bancos fazem a sua própria lista suja, com dados obtidos num serviço pouco conhecido do Banco Central. Por isso, as instituições financeiras sabem se você já deveu antes e podem negar empréstimos.
Perda de bens
Além disso, o consumidor assume diversos riscos, quando decide enfrentar os cinco anos. Isso porque ele pode perder bens, como carro e casa. Os bens podem ser levados a leilão, afim de que sejam usados para quitar a sua dívida. Somado a isso, o credor pode também pedir à justiça que o salário do devedor seja descontado diretamente na sua conta para pagar a dívida. A princípio, no entanto, o salário é impenhorável e não pode ser retido para pagamentos das dívidas dos credores. Mas, se a justiça entender que o devedor está abusando do direito e ainda por ter condições de quitar a dívida, parte do salário poderá ser bloqueado.
LEIA MAIS EM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário