PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Pesquisa no Ceará aponta cera de carnaúba como alternativa para tratar colesterol alto e diabetes

O composto, que ainda deve ser testado em humanos, atua na redução de índices como colesterol, glicemia e triglicerídeos.
Pesquisa no Ceará aponta cera de carnaúba como alternativa
 para tratar colesterol alto e diabetes — Foto: Ellyo Teixeira/G1
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) analisou o composto químico da cera da carnaúba nomeado de PCO-C (de pó cerífero de origem da carnaúba) que pode ser alternativa de tratamento para doenças relacionadas ao colesterol alto, glicemia e triglicerídeos.

O estudo fez testes em roedores, apresentando resultados “melhores que as drogas que são utilizadas atualmente”, como explica a nutricionista e doutora em biotecnologia, Paula Rodrigues, à frente da pesquisa. “Nossa intenção daqui pra frente é fazer testes em humanos e desenvolver um produto que, a partir da cera de carnaúba, (possa) ajudar no controle dessas doenças”.

Cera de carnaúba como objeto de pesquisa

Paula explica que a carnaúba foi escolhida como objeto de estudo pela semelhança química com outros compostos já utilizados pela indústria farmacêutica e por conta de sua importância econômica para o Ceará. “Se a gente conseguir desenvolver mais um produto a partir da cera, acaba gerando desenvolvimento para o Estado, maior renda para população. Principalmente para quem trabalha com extrativismo”, pontua.

Desde 2011 o grupo realiza pesquisas sobre o composto, produzindo materiais científicos para publicação em periódicos internacionais na Uece com orientação da professora Maria Isabel Guedes. O grupo busca apoio da iniciativa privada e uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode ser estabelecida.
Por Lucas Falconery, G1 CE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK