PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 14 de junho de 2019

6 canais que ensinam a fazer Origami de graça

..
Postado por: 
Olá!
Quer uma atividade que você possa se distrair, relaxar, fugir do estresse e, quem sabe, até ganhar dinheiro? Pois a sugestão é o origami. Disponibilizamos aqui 6 canais do YouTube que ensinam a fazer origami de graça.

O que é
Origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com asdobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

No entanto, uma vez que podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos, existe uma infinita quantidade de formas representadas por esta arte. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

Benefícios

Além do efeito calmante, a prática do origami favorece a concentração, destreza manual e paciência, além da satisfação pessoal de poder criar formas apenas com um pedaço de papel.

Se você ainda não está convencido de que é capaz de fazer as mais belas dobraduras, basta recordar um pouco da infância. Afinal, quem nunca fez o popular aviãozinho ou o pássaro que se transforma em barco?

História

Como tudo que vem do Oriente, o Origami também tem sua tradição. Não se tem registro exato de quando ele surgiu, mas acredita-se ter sido um costume religioso de épocas antigas, quando as divindades, representadas em papel, decoravam os templos. A figura do Tsuru (aquele pássaro mais famoso em dobradura) em Origami é uma das mais populares. A sua forma básica serve de base para outras figuras de papel, desde animais até plantas. Essas figuras eram oferecidas também nos templos e altares, juntamente com as orações, para pedir proteção. Costuma-se dizer que esta ave é o símbolo da longevidade. Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece-se mil dobraduras para que ela se restabeleça o quanto antes. Ao dobrar cada figura, a pessoa deposita nela toda a fé e esperança na recuperação do doente.

Na educação

No Brasil, o uso pioneiro do Origami no Ensino Fundamental é atribuído a Yachiyo Koda que através da Aliança Cultural Brasil e Japão, teria oferecido várias oficinas a educadores e professores. A arte-educadora Lena Aschenbach (também conhecida como “Lena das dobraduras”) especializou-se em Origami, e entre suas obras está o livro “Histórias e atividades pedagógicas com Origami”.

O uso de origami na educação é mais difundido no ensino de Geometria, mas pode também ser usado no ensino da Biologia e Ciências.

Aprenda a fazer Origami

Hoje em dia, o origami é usado não só para terapia. Está sendo muito difundido seu uso na decoração de ambientes dos mais diversos estilos, já que as formas conferem graça e harmonia às composições. Outro uso frequente do origami é em bijuterias feitas com pequenas imagens de papel. Ou seja, se você tem jeito para artesanato, ainda pode ganhar seu dinheirinho.

Confira agora 6 canais no YouTube para você se tornar craque nessa arte japonesa gratuitamente:
  • Jo Nakashima: ensina a fazer origamis mais modernos e diferentes como por exemplo enfeites natalinos e logos de empresas como o Facebook.
  • Shiny Origami: aprenda a fazer dos animais clássicos a objetos de brincadeira e decoração.
  • Easy Origami: faça animais brasileiros e todo tipo de objetos através de vídeos rápidos e objetivos, em português.
  • David Boe: armas de guerra, tanques e todo tipo de avião feitos em origami.
  • Isa Klein – Cabulete: origamis para meninas; aprenda vários tipos de flores e laços em papel.
  • Paper Folding Channel: canal super completo com uma grande diversidade de animais, objetos e brincadeiras.
Relaxamento + diversão = origami. Aproveite!
Até mais.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK