PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Celebre o Dia do Folclore!

“A viagem das histórias, de povo em povo, de folclore em folclore, através de países e séculos, é mais maravilhosa que seu próprio enredo miraculoso".  F. Max Müller
..
Uma data mágica
O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Recheado de histórias profundas que ecoam passando por gerações, não há como não conhecer personagens como Curupira, Saci-Pererê e Mula Sem Cabeça. Comemore a riqueza e a criatividade de nosso povo nesse dia especial!
Celebre o Dia do Folclore
O que é folclore?
O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, ritos e cerimônias, brincadeiras, provérbios, adivinhações, receitas, vestimentas e adornos, orações, encantamentos, juras, danças, canções e melodias, gírias, saudações e despedidas, trava-línguas, festas, encenações, artesanato, e até medicina popular. Ao contrário do que se pensa, ele não é restrito ao que vem do interior, visto que tradições urbanas também estão inclusas na definição de folclore.


.
O Guardião das Sabedorias
Criada pelos tupi-guarani, a lenda do Saci consiste em um índio de cabelos rubros que pode ficar invisível para confundir caçadores e se torna submisso a quem o captura. Popularizado por Monteiro Lobato, o Saci é considerado um símbolo nacional por misturar as três raças que compõem o povo brasileiro: branco, negro e índio.

Dia do Saci

Em 2005, foi instituído o Dia do Saci no Brasil, comemorado no dia 31 de outubro, a fim de restaurar as figuras do folclore brasileiro, em contraposição a influências folcloróricas estrangeiras, como o Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween.


.
Relembrando os personagens
Caipora, Pisadeira, Corpo-Seco, Vitória-Régia... São tantas figuras carregadas por nosso folclore, que parece impossível lembrar de todas! Leia a história de alguns personagens e descubra novos! 
Saci-Pererê, Curupira, Mula sem Cabeça. Os personagens e as lendas do folclore brasileiro são variados e possuem histórias incríveis por trás. Está afim de conhecer melhor esse universo? Veja o conteúdo que separamos para você!

Curiosidades

É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.


- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.

- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.

- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

Uma cultura rica
A diversidade no Brasil é evidente em todos os seus âmbitos. Da culinária às lendas, a tradição histórica é um importante fenômeno para a perpetuação de nossa cultura. Conheça mais sobre as múltiplas facetas do Brasil! 

Dia do Folclore

Você sabe o que é folclore? Incluindo mitos, lendas, contos populares e muitas outras coisas, o folclore é algo essencial na cultura do nosso Brasil. O dia 22 de agosto é dedicado para comemorar essas tradições tão especiais! Venha conhecer um pouco mais sobre seu próprio povo.


,
De onde vem?
Com tantos elementos e tantas histórias, é claro que nossa cultura carrega consigo uma variedade de curiosidades interessantes sobre cada um desses. Aspectos religiosos, cinematográficos ou esportivos, todos são personagens importantes na construção de costumes e na caracterização do povo brasileiro.

A caminhada do Brasil em direção ao título de “país do futebol” começou em abril de 1885. O paulista Charles Miller entrou em contato com o esporte quando estudava na Inglaterra. De lá, trouxe uma bola e as regras para o Brasil. A primeira partida ocorreu entre o São Paulo Railway, time de Charles e a Companhia de Gás, ambos os times compostos por ingleses ou anglo-brasileiros. O São Paulo Railway venceu o jogo por 4x2. Por muito tempo reservado apenas à elite, o futebol se popularizou no Brasil a partir da década de 1920.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK