PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Centro de Triagem do Ibama suspende recebimento de animais

Implantado em 2008, na capital cearense, com o objetivo de receber os bichos silvestres apreendidos, o local extrapolou sua capacidade máxima. Com isso, desde setembro, os animais resgatados são levando para Natal (RN)
O papagaio é um dos animais ameaçado de
 extinção. Sem espaço no Centro, eles são
 levados para Natal (RN)
O Ceará é rota de tráfico de animais silvestres. Muitos bichos são mortos ou comercializados de forma ilegal. Aqueles que as autoridades policiais conseguem resgatar e apreender - em feiras ou cativeiros - devem ser levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, localizado no bairro de Messejana, em Fortaleza.

Entretanto, há sete meses, este serviço, que foi implantado em 2008, suspendeu o recebimento de animais por causa do excesso de bichos apreendidos. A medida é por prazo indefinido. "Recebemos uma média de mil animais por mês, e isso gerou superlotação", justificou o chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama, Miller Holanda.

A descontinuidade, segundo o Instituto, foi necessária e atende à questões sanitárias. Miller detalha que é "preciso que o Centro de Triagem tenha condições adequadas sanitárias para o recebimento dessas aves, que são cerca de 80% das apreensões, e de outros animais".

Nos últimos 18 meses, foram apreendidos cerca de 15 mil animais silvestres, no entanto, apenas dois mil estão resguardados no Centro. Uma generosa fatia deste universo, garante Miller, teve condições de ser "rapidamente reinserida à natureza". Aqueles que necessitam permanecer nos centros especializados do Ibama estão sendo encaminhados à unidade de triagem no Rio Grande do Norte, como ocorrera recentemente em duas ocasiões.

Na semana passada, um macaco apreendido pela vigilância sanitária na zona rural de Boa Viagem, no Sertão Central cearense, foi levado para Natal, assim como aconteceu com 90 filhotes de papagaios, que foram resgatados de dentro de um carro no momento em que eram traficados na cidade de Sobral, região Norte do Estado.
CONTINUE LENDO...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK