Conheça mais sobre as propriedades medicinais do alho, do gengibre, do limão e do mel. Veja também como fazer o chá para gripe com esses ingredientes.
O chá citado é muito interessante para o estímulo da resposta imunológica do organismo. |
Mesmo no fim do inverno, as doenças respiratórias típicas dos meses frios e secos persistem. A gripe e o resfriado são as mais comuns, quase sempre causando indisposição, dor no corpo, coriza, tosse e febre. O resfriado não é tratado com nenhum tipo de medicamento, mas quando ocorrem as gripes pode-se utilizar remédios para combater os sintomas, que comumente se manifestam de forma mais grave. Usualmente, são utilizados os medicamentos sintéticos, muito comuns no mercado e que ainda apresentam preços acessíveis.
No entanto, o uso de alguns medicamentos naturais pode contribuir para a melhoria, e as receitas de xaropes e chás são muito populares. Além de serem efetivas, estas receitas impedem que o indivíduo insira nos seu corpo remédios sintéticos. Abaixo, iremos falar sobre uma receita de chá de gengibre, com limão e alho.
Receita
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de gengibre descascado e picado
- 3 dentes médios de alho
- suco de 1 limão
- 1/2 xícara (de chá) de mel
- 2 xícaras (de chá) de água
Modo de Preparo: O primeiro passo para fazer o chá é colocar o mel em uma panela, que não seja de alumínio, de preferência. Assim que o mel começar a cozinhar, acrescente o gengibre picado e os dentes de alho. Deixe cozinhar um pouco mais em fogo baixo. Depois, acrescente a água e o suco de limão.
Tampe e mantenha o cozimento por mais 5 minutos, para que os ingredientes liberem suas propriedades. Após ter passado esse tempo coe e tome o chá morno ou quente. O chá deve ser tomado duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e antes de dormir, pelo tempo que perdurarem os sintomas da gripe.
Benefícios e tratamentos
Existem diversas receitas de medicamentos naturais que combatem os sintomas da gripe, e que também podem ser muito efetivos, se preparados corretamente. Os xaropes e chás diminuem a tosse, coriza, dores de cabeça, nos músculos e também a produção de muco. E, como na receita que citamos, cada um dos ingredientes usados nessa traz pelo menos um benefício no tratamento de gripes e resfriados.
É preciso mencionar que as viroses não possuem remédios específicos que combatem os vírus. Porém, pode-se usar medicamentos e fitoterápicos que fortalecem o sistema imunológico e que o incentiva a expulsar, efetivamente, os vírus. E, no caso do chá citado, todos os ingredientes incentivam a respostas imunológica, além de ceder outros benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário