PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 27 de outubro de 2019

Eleição suplementar para a Prefeitura de Tianguá tem movimentação tranquila neste domingo

Eleitores afirmam que a população está desconfiada, devido à cassação dos mandados dos últimos dois prefeitos.
Eleitores foram às urnas para o pleito suplementar da
 Prefeitura de Tianguá, no Ceará. — Foto: Thiago Gadelha
Os eleitores do município de Tiangúa, no Ceará, foram às urnas neste domingo (27) para votaram em uma eleição suplementar que definirá o próximo prefeito da cidade. Este é o terceiro pleito no município em apenas três anos, após a cassação do mandato dos dois últimos prefeitos. A movimentação nos locais de votação foi tranquila durante a manhã.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) convocou as eleições suplementares em Tianguá e em Irauçuba em setembro. O pleito em Irauçuba também ocorre neste domingo.

Em Tianguá, estão aptos a votar 50.363 eleitores de 180 seções com urnas. O pleito tem a colaboração de 720 mesários. A totalização dos votos tem previsão para iniciar a partir das 17h, segundo o TRE-CE.

LEIA TAMBÉM:TRE decide que eleição suplementar para Prefeito e Vice Prefeito de Aracoiaba será dia 1º de dezembro

Disputam o comando da prefeitura do município de Tianguá: Zé Terceiro (prefeito) e João Antônio Beviláqua Alves (vice), pelo Patriota; Haroldo Aragão (prefeito) e Tiago Cunha Fontenele (vice), pelo PT; Valdeída do Jean (prefeita) e Fernando Alves de Menezes (vice), pela coligação composta por PDT e DEM; e Dr. Luiz (prefeito) e Alex Anderson Nunes da Costa (vice), pela coligação PSD, PSBD e PL.

Nos últimos três anos, a cidade teve quatro prefeitos: Dr. Luiz, Valdeci Vieira, José Jaydson e Cleber do Adautim. O primeiro, Luiz Menezes de Lima (PSD), foi eleito em 2016 mas teve o mandado cassado após ser condenado por abuso de poder em processo relativo às eleições de 2008, o que o tornou inelegível por oito anos. Valdeci Vieira, então presidente da Câmara, assumiu o cargo até as eleições suplementares realizadas em junho de 2018.

José Jaydson (PTB) ganhou o pleito suplementar, mas teve mandado cassado pelo TRE-CE no último mês setembro, por abuso de poder econômico e político. O presidente da Câmara, Cleber de Adautim, assumiu a prefeitura interinamente até a decisão do novo governante, que ocorre neste domingo.

O candidato Dr. Luiz, que já foi prefeito de Tianguá por três mandados, concorre novamente ao cargo.

Nas eleições desta manhã, houve uma pequena movimentação nos três principais locais de votação, as escolas C.E.B. Prefeito João Nunes Menezes, Monsenhor Aguiar e Ester Menezes. Alguns eleitores acreditam que a fraca movimentação se deve à descrença com a política.

Magela Teixeira, técnico em radiologia de 45 anos, fala da desconfiança da população com a política. "Boto mais culpa na Justiça, porque se o povo está desconfiado, a Justiça tem que ser a primeira a esclarecer quem pode e quem não pode ser candidato", reclamou o cidadão.

Antonio Martins, comerciante de Tianguá de 46 anos, também acredita que boa parte dos eleitores mais velhos não deve comparecer às urnas neste domingo, mas os mais jovens devem aparecer até o fim do dia. "Já está na terceira eleição nestes quatro anos. A população está cansada, principalmente os idosos", opina.
POR G1 CE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK