PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Consulta com urologista: 3 principais dúvidas respondidas

@
Você sabe quando é necessário marcar uma consulta com urologista? Muitas pessoas têm o péssimo hábito de só procurar um médico quando estão passando mal ou manifestando sintomas que podem ser de alguma doença. Isso ocorre com praticamente todas as especialidades médicas, e com a urologia não é diferente.
No caso da urologia, essa realidade é ainda mais grave, pois muitas mulheres pensam que somente homens precisam se consultar com urologistas, o que não é verdade. O médico urologista é o responsável por realizar o tratamento de doenças como incontinência urinária, infecções e cálculos renais, entre outras patologias que acometem homens e mulheres.
Para que você saiba mais sobre a urologia e quando deve procurar um médico habilitado nessa especialidade, nós respondemos 3 dúvidas que mais ouvimos de nossos pacientes. Continue a leitura e confira!

1. Quando ir a uma consulta com urologista pela primeira vez?

Existem várias ocasiões que podem caracterizar a necessidade da ida a um urologista pela primeira vez. No caso dos homens, o ideal é que os pais tenham em mente a importância de levar os filhos assim que eles entrarem na puberdade, antes ou depois de iniciarem uma vida sexual.
A ideia é que o médico faça um exame nos órgãos genitais para identificar e tratar problemas como fimose, hidrocele e torções nos testículos, que podem causar danos sérios na vida adulta caso não sejam solucionados na adolescência.
Homens que estão entrando na andropausa, na faixa dos 40 anos, e que nunca foram a um urologista também devem procurar esse médico. O principal motivo da visita nessa época é em relação à necessidade de prevenir ou tratar o câncer de próstata, muito comum nos homens que atingem essa faixa.
As mulheres devem ir a um urologista pela primeira vez quando forem encaminhadas por médicos de outras especialidades, como o ginecologista ou o clínico geral, que podem encontrar problemas relacionados ao aparelho urinário em exames de rotina.

2. Com que frequência se deve ir ao urologista?

O ideal é que os homens visitem o urologista pelo menos uma vez por ano, com a finalidade de realizar exames preventivos e garantir uma vida sadia.
As mulheres, por sua vez, também podem ir a uma consulta com urologista cerca de uma vez por ano, principalmente se já se submeteram a tratamentos para curar doenças nos rins ou no aparelho urinário.

3. Quais são os principais exames realizados pelos urologistas?

São diversos os exames que podem ser realizados por um médico urologista e eles variam de acordo com a faixa etária dos pacientes.
Nos meninos que estão entrando na puberdade, o urologista examina os testículos para diagnosticar a criptorquidia, que é quando um dos órgãos não está na bolsa escrotal. Já nos homens com idades entre os 15 e os 40 anos, os testículos devem ser examinados para diagnosticar precocemente o câncer de testículo ou alguma doença sexualmente transmissível.
Após a idade dos 40 anos, o principal exame realizado pelos urologistas é o tão falado exame de toque de próstata, uma vez que é comum que homens na andropausa desenvolvam câncer — que pode ser facilmente tratado se diagnosticado ainda no início.
Agora que você já sabe a importância da consulta com urologista, que tal fazer um agendamento com um bom médico da especialidade? No nosso site você mesmo pode marcar a consulta, no horário que ficar melhor para você!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK