PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Aumento de 5,29% no preço da tarifa de luz eleva inflação de julho em Fortaleza

Reajuste anual das tarifas de energia elétrica estabelecido pela Aneel entrou em vigor no dia 1º de julho na capital cearense.
Justiça determinou suspensão de reajuste na tarifa
 de energia na noite desta sexta-feira (14).
— Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
POR G1 CE
O reajuste tarifário de 3,20% na conta de luz em Fortaleza elevou a inflação de julho na capital cearense. O item 'energia elétrica residencial' apontou um acréscimo de 5,29% no mês, de acordo com dados da pesquisa Índice do Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (7).

Em abril, a companhia de energia do Ceará, a Enel Distribuição Ceará, pediu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que o reajuste anual da tarifa de energia fosse postergado por mais dois meses, para atenuar o impacto da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. A Aneel concedeu a autorização e com isso o reajuste anual entrou em vigor no dia 1º de julho, elevando o preço das contas de energia no estado.

Em nota, o IBGE pontua que na capital, além da alta nos preços das tarifas de energia, houve também "aumento da alíquota de PIS/COFINS". Em julho, a Fortaleza registrou um leve crescimento de 0,56%, ante 0,34%de junho.

Veja a inflação de Fortaleza mês a mês:Janeiro: 
0,28%
Fevereiro: 0,80%
Março: 0,21%
Abril: -0,12%
Maio: -0,52%
Junho: 0,34%
Julho: 0,56%

Com este resultado, a cidade registra a terceira maior inflação do País em julho, ficando atrás apenas de Belém (0,72%) e Salvador (0,62%).

Grupos
Dos nove grupos pesquisados pelo IBGE, sete apresentaram avanço, com destaque para o grupo habitação (1,69%), devido aos acréscimos na conta de energia elétrica. No entanto, o segmento de transportes também registrou crescimento de 0,91%, puxado pela inflação de 2,79% no preço do óleo diesel e de 2,72% no valor da gasolina.

Apesar da alta nos combustíveis, alguns itens do grupo apresentaram baixa. Entre eles estão: ônibus interestadual (3,51%), transporte por aplicativo (1,02%) e passagem aérea (0,90%).

Veja a inflação do mês em cada grupo:
Habitação: 1,69%
Transporte:0,91%
Artigos de residência: 0,81%
Comunicação: 0,42%
Saúde e cuidados pessoais: 0,40%
Despesas pessoais: 0,20%
Alimentação: 0,13%
Vestuário: -0,58%
Educação: -0,22%

Com o resultado de julho, Fortaleza acumula inflação de 3,38% no acumulado dos últimos 12 meses e 1,55% no ano.
FONTE: G1 CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/08/07/aumento-de-529percent-no-preco-da-tarifa-de-luz-eleva-inflacao-de-julho-em-fortaleza.ghtml

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK