PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Aracoiaba comemora nesta segunda 131 anos de Emancipação Política

ARACOIABA 131 ANOS - PARABÉNS ARACOIABA!!

Aracoiaba completa nesta segunda, 16 de agosto, 131 anos de Emancipação Política. Devido à pandemia do novo coronavírus, a comemoração alusiva ao aniversário da cidade acontece de forma virtual e sem a presença de público.

A Prefeitura de Aracoiaba organizou a programação, incluindo alvorada, Missa Solene, culto evangélico, hasteamento de bandeiras e ações culturais.

Terra abençoada pela padroeira Nossa Senhora da Conceição.

LEIA TAMBÉM: ARACOIABA 131 ANOS - Confira como foi a 34ª SEMAR - Semana do Município de Aracoiaba. Assista o vídeo

Breve História

Aracoiaba é um município cearense localizado na região de Baturité, no Norte Cearense, a 73 km de Fortaleza. A cidade está aniversariando nesta terça-feira (16) e tem uma economia baseada na agricultura (algodão,caju, banana, arroz, cana-de-açúcar, milho e feijão); agropecuária (bovinos, suínos e aves); indústrias (mobiliário, química, diversos e serviços de construção e produtos alimentares). São vizinhas de Aracoiaba as cidades de Baturité, Redenção, Barreira, Ocara e Ibaretama. Aracoiaba, segundo o censo do IBGE/2010, apresentou uma população de 25.391 habitantes.

CONFIRA O HINO DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA/CEARÁ

Pontos Turísticos de Aracoiaba
1. PEDRA AGUDA – Símbolo da Bandeira e do Hino do Município, dista 10 km da sede
2. AÇÚDE ARACOIABA – Dista 20 km da sede / Distrito de vazantes
3. SERRA DA TAMANCA – Dista 30 km da sede na localidade de Russinho
4. PONTE METÁLICA SOBRE O RIO ARACOIABA – Sede – Bairro do Arraial Santa Isabel
5. RUÍNAS DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA – Sede – Bairro do Arraial Santa Isabel
6. CAPELA DO ALTO SANTO – Sede – Bairro do Arraial Santa Isabel

7. PÓLO DE LAZER E HORTO FLORESTAL – Sede
8. OBSERVATÓRIO MOURA BRASIL – Sede – Colégio Virgílio Távora
9. RUÍNAS DA ANTIGA CADEIA PÚBLICA – Sede
10. IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – Sede
11, IGREJA DE SÃO JOÃO EVANGELISTA – Distrito de Vazantes
12. IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – Distrito de Ideal
12. BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL – Sede
13. CASARIO DOS GUEDES – Sede
14. RODOVIÁRIA MUNICIPAL – Sede
15. PRAÇA 16 DE AGOSTO – Sede

ARACOIABA - SUA ORIGEM

Aracoiaba é uma antiga comunidade do Ceará, remontando à primeira metade do Século XVIII.
O inicio de sua colonização. Desde 1655 que os Jesuítas viviam na região do Maciço de Baturité, num local chamado “Comum”, (hoje Olho D’água dos Padres Jesuítas).
Em 1762, os jesuítas convidaram o Ouvidor Geral da Província do Ceará, para subir a Serra de Baturité, local de difícil acesso, que o Ouvidor teve de ir montado num burro, meio de transporte adequado e existente na região naquela época.
Os objetivos de tão árdua caminhada era motivar sua Exa. A se interessar pela “Missão” e assim a transformar em “ Freguesia ” pois essa progressão era caminho para posteriormente se tornar “ Vila ”, com as decorrentes vantagens que vinham.
A visita foi feita tendo como conclusão do senhor Ouvidor a topografia impossibilitava a região para edificação de uma cidade, porém quem descesse das quebradas das serras os “ jenipapos ” para se unirem com os “Canidé”, os “ Chorós ” e os “ Quesitos ” e assim encontrassem uma planície que o Ouvidor apreciou lá no alto da serra, onde a paisagem era alterada apenas pelos relevos da “ Pedra Aguda ”, acidentes geográficos situados na Região, hoje, Aracoiaba.
Tais índios eram de origem “Tupi Guarani”, conhecidos por sua cultura um pouco mais evoluída, devido suas localizações próximas ao litoral cearense.
Os Jenipapos, dois anos depois desceram o rio Aracoiaba, que era navegável por ele se concretizavam transações comerciais, que iam até o Choró e Ideal. Para que tivessem melhor acesso a capital cearense, daí o Senhor Marcelino, carroceiro, transportador na época construiu sua barraca as Margens do Rio Aracoiaba. Este caminho tornou-se importante de homens e animais. Daí as famosas frases “ Vamos nos encontrar lá no seu CANOA ”, “ Lá no CANOA ” posteriormente caracterizava a região como local chamado “ CANOA ”.
Mais tarde ganharia o nome de ARACOIABA ( ARACOY-ABA ), que era Tupi Guarani que dizem Lugar, Cantos e Pássaros.
O Governador de Nossa Senhora da Assunção o cavalheiro Professor na Ordem de Cristo, Capitão Mor da Capitania do Ceará Grande, Sr. Capitão Domingos Simões Jordão, quem despachando petição do também Capitão Pedro da Rocha Maciel, concedeu-lhe “ Três ” Léguas de Terras continuas principiando e conferindo tudo na forma da petição do suplicante, para ele e seus herdeiros, ascendentes e descendentes com todas as suas águas, campos, matos, testados e logradouros que nela houverem. Era a Célebre “ SESMARIA ” de Pedro da Rocha Maciel, que ficava “em riacho que nasce na serra de Baturité e deságua no rio Choró, conhecido pelo nome de Aracoiaba. Daqui se vê que o Município de Aracoiaba nunca pertenceu a Baturité, pois praticamente foi criado 37 anos antes daquele e vivia independente. Graças a luta democrática e ilustres representantes de Aracoiaba, que 41 anos depois de se tornar Município que aconteceu a emancipação. Entre os ilustres estão: Eduardo, Aristides e Eugênio de Castro e Silva, Pedro Guedes Alcoforado, Cirilino Patrício Pimenta, Antônio Alves da Rocha, José Lopes da Silva, com o apoio do Presidente Getúlio Vargas, Marechal Juarez do Nascimento Fernandes Távora e outros.
CONTINUE LENDO EM:

Dr.Thiago Campelo em sua página oficial no facebook:

Parabéns
Aracoiaba! 🎉🍾
Uma homenagem Governo Municipal de Aracoiaba pelos 131 anos de emancipação política de nosso município. 💙💚🧡 #aracoiaba131anos #aracoiaba

CONFIRA O VÍDEO ACIMA
Fonte: https://www.facebook.com/drthiagocampelo/videos/330973012063490

Siga a gente também:

YouTube: https://www.youtube.com/user/josenidelima Site: https://josenidelima.blogspot.com/ Facebook: https://www.facebook.com/joseni.parceiro Instagram: https://www.instagram.com/joseniparceiro/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK