PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

E assim nos FALA o Grande Maestro Themistocles, no DIA DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA em 16 de Agosto de 2021

Deixo aqui para vocês essa linda homenagem dos meninos e meninas de ouro, como bem dizia nosso saudoso Dr. Salomão! 

Themístocles Stanton:  "Desde 1992 a Orquestra de Aracoiaba vem musicando nossa história. Hoje é o aniversário de 131 anos de emancipação política de nossa terra, mas também é aniversário da nossa banda que completa 28 anos de atividades ininterruptas. Me sinto honrado em ter participado como músico em 1994 e em 2005 recebido essa importante missão de liderar o mais importante equipamento cultura do nosso município.

Parabéns
Aracoiaba!!
Parabéns
Orquestra de Aracoiaba !"

Orquestra de Aracoiaba
Perfil da Orquestra de Sopros de Aracoiaba- CE.
Instagram da Orquestra de Aracoiaba: @orquestra_aracoiaba
Themistocles Stanton: Também deixo um poema escrito pelo meu amigo e poeta Ari Bandeira Bandeira
Parabéns
Aracoiaba
Terra de paz e alegria
Terra das letras de Salomão
Da educação e sabedoria
Da música do Maestro Stanton
Das trovas de Ana Maria
Das Crônicas de Rufino Silva
Dos Cordéis de Abelardo Nogueira
Do grande Rio Aracoiaba
Que corre sem ribanceira
Do monolito pedra Aguda
Que encanta a terra brejeira
Parabéns
Aracoiaba
Tens uma bela história
Com trabalho e muita garra
Conquistaste tua Vitória
Parabéns
Aracoiaba
Que Deus ilumine a tua glória.

BANDA DE MÚSICA DE ARACOIABA – 1992-2010

Nos anos que antecederam os preparativos para o centenário de Aracoiaba, quando em 1988, o saudoso Dr. Salomão Alves de Moura, assumiu o legislativo pela primeira vez, tentou fundar uma nova banda de música municipal, para não deixar morrer nos aracoiabense, o gosto pela música, a exemplo dos antepassados, quando existiu ainda antes da Proclamação da República, a “Banda 25 de Março”.

Sem o sucesso almejado, durante quatro anos, Dr. Salomão, manteve às suas próprias custas, uma gratificação para ajudar no combustível do Maestro Isaías, que semanalmente se deslocava de Fortaleza à Redenção em seu carro particular, em companhia de sua esposa e de mais um músico, seus instrumentos particulares para dar aulas aos músicos da vizinha cidade redentora. Então, Dr. Salomão que tinha alguns poucos instrumentos (instrumentos esses que se encontram atualmente no acervo do museu de Aracoiaba), que juntos aos do Maestro Isaías, manteve um curso particular no GVT, tentando prepara alguns músicos em Aracoiaba (ainda hoje podemos encontrar na atual banda de música dois alunos do maestro Isaías, são eles: Edilson e Delmar), com o objetivo de que Aracoiaba tivesse uma banda para tocar no seu centenário.

Dr. Salomão assim pensava:
“A tradição festiva em todo o Brasil e especialmente em Aracoiaba, não dispensaria a presença de uma banda de música, nas festividades comemorativas de um centenário da cidade. É ela a animadora das festas, das solenidades importantes e por ela se marcam o ritmo e o valor das comemorações de um município. Justamente essa tradição, faz da banda um dos melhores meios de recordação. Quando em nossa infância – com que saudade nos lembramos dela, dos dobrados e das valsinhas nos levando a entusiasmar sem par, até que querer ser também um membro da banda, quando crescêssemos. E, depois de crescido, ainda é ela que nos vem trazer o alento da sua presença infundindo-nos entusiasmo juvenil no decorrer das festas. Uma festa do Centenário de uma cidade, não tem graça sem uma banda”.

E aproximava-se o tão sonhado “Centenário” do município, quando Dr. Salomão em conversa com o então prefeito Dr. Ary Ribeiro Teixeira, que com sua orientação comprara os instrumentos para compor a banda. Porém, o tempo urge e não dá tempo a formação da tão sonhada banda para estrear nas comemorações da cidade.


Siga a gente também:

YouTube: https://www.youtube.com/user/josenidelima Site: https://josenidelima.blogspot.com/ Facebook: https://www.facebook.com/joseni.parceiro Instagram: https://www.instagram.com/joseniparceiro/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK