PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

 FONTE: http://carolinaritterribeiro.blogspot.com/2011/11/dieta-do-espumante-virou-moda-mas-traz.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CarolinaRitterRibeiroNutrio+%28Carolina+Ritter+Ribeiro+Nutri%C3%A7%C3%A3o%29

 

‘Dieta do espumante’ virou moda, mas traz danos à saúde


Os malefícios do consumo de álcool diário são
superiores aos benefícios, afirma nutricionista
No início do ano, uma tática de emagrecimento no mínimo estranha virou polêmica entre médicos e nutricionistas. Celebridades como a cantora Lady Gaga se declararam adeptas do consumo de álcool diário com objetivo de inibir o apetite.

A substituição de alimentos por bebida alcoólica não possui base científica, trata-se apenas de um hábito ancorado na ideia de que o álcool, ao aumentar o índice de glicose no sangue, engana o cérebro.

Com a falsa noção de saciedade e a consequente perda do apetite, o emagrecimento é certo, mas as consequências graves à saúde, também.

Uma tendência recente lá fora é a adoção do champanhe em substituição a uma ou duas refeições por dia. Os adeptos desta ‘dieta’ acreditam que a bebida feita de uva seja uma opção mais saudável do que bebidas com maior graduação alcoólica, como a vodca.

Uma matéria publicada na revista feminina Glamour, dos Estados Unidos, traz a declaração de uma adepta da dieta do champanhe, Cara Alwil Leyba, de 31 anos.

- Sempre tentei todo o tipo de dieta, e nunca deu certo. E a maioria delas proíbe álcool. É impossível viver sem álcool, para mim. Então, como eu amo vinho, nada melhor do que incluir a bebida no meu cardápio. Um copo de champanhe tem só 100 calorias, faz bem para o coração e para o cérebro.

No Brasil, espumantes de uva de boa qualidade ainda são caros. Logo, a opção automaticamente mais em conta é a sidra, bebida também espumante obtida a partir da fermentação alcoólica do suco de maçã.

Nutricionistas e profissionais de saúde temem que a moda pegue por aqui. Bruna Bolanho Murta, especialista em Nutrição Clínica (UFF), sublinha os perigos que um emagrecimento a partir do hábito pode trazer.

- Os malefícios do álcool são superiores aos seus possíveis benefícios. Além disso, o álcool prejudica a absorção de nutrientes e aumenta a excreção dos mesmos. A bebida agride a parede do intestino, prejudicando o funcionamento deste que é o principal órgão do nosso sistema de defesa.

Segundo a profissional, o consumo moderado de álcool pode ser feito. Porém, prejuízos à saúde podem ocorrer caso a pessoa beba mais que um copo por dia, no caso das mulheres, e dois copos, no caso dos homens.


A partir daí, o álcool fará com que o organismo jogue fora vitaminas e minerais, nutrientes fundamentais para o nosso corpo que estão envolvidos no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, na oxidação de gordura e na contração muscular.

E você, teria coragem de substituir alimentos por espumantes de frutas em nome do emagrecimento rápido? Será que vale a pena o risco? 

Fonte: R7

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK