PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Eleições - Informações importantes antes de votar





site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reúne diversos serviços para o cidadão regularizar sua situação eleitoral. É possível, por exemplo, imprimir certidões de quitação eleitoral, formulário online para justificativa eleitoral e restituição de multa, além de verificar a situação de título de eleitor. Uma das informações mais utilizadas é a consulta a locais de votação em todo o Brasil e também no exterior.

Central do Eleitor
Este canal, presente no site do TSE, é uma linha direta entre cidadãos e o órgão. Nesta página é possível enviar sugestões, reclamações ou pedidos de esclarecimento sobre: a realização de eleições, situação do título do eleitor, revisão de dados eleitorais, atuação do órgão, entre outros temas.

O eleitor pode solicitar o serviço pelo telefone (61) 3030-8700; por emailcentraldoeleitor@tse.jus.br, por carta (Setor de Administração Federal Sul – Quadra 7, lotes ½, Brasília- DF, CEP: 70070-600) ou então via formulário eletrônico

Não serão atendidos pela Central do Eleitor pedidos que envolvam consultoria e assessoria.

Também não serão admitidas pela Central do Eleitor denúncias de fatos que constituam crimes, dada à competência institucional do Ministério Público e das polícias (federal, militar ou civil).

Simulação online de voto
Quem tiver dúvidas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas ou quiser praticar a sequência de votação pode recorrer à simulação onlinedesenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerá a foto, o número, o nome e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA. A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro. Após o registro do voto, será possível ouvir outro sinal mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Anote os números de seus candidatos
Para não errar na hora do voto, esquecer os números desejados ou atrasar a fila, o eleitor pode levar uma anotação ou imprimir  uma tabela fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preenchê-la com antecedência e levá-la para a cabina de votação.



Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK