PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 27 de novembro de 2012

No CE, Delegacia da Mulher registra 50 queixas de violência por dia

Delegacia da Mulher recebe 50 queixas de violência por dia


Número de agressores presos creceu 400% desde a criação de lei punitiva.
Mês de outubro de 2012 registrou o maior número de denúncias.

Do G1 CE , com informações da TV Verdes Mares


Um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) mostra que o número de denúncias de violência contra a mulher aumentou 40%, no Estado, depois da criação da Lei Maria da Penha, em 2006. Na Delegacia da Mulher, são registradas cerca de 50 queixas todos os dias. De acordo com a delegada Rena Gomes, o aumento no número de denúncias se refletiu em punição. "O número de agressores presos cresceu 400% desde a edição da lei", diz.
Segundo a polícia, o número de prisões é consequência do aumento desse tipo de crime. Em 2011, 175 mulheres foram assassinadas e 9.203 foram agredidas em todo o Ceará, por maridos ou companheiros. Até outubro deste ano, já foram registrados 164 mortes e 7.961 agressões. No mês de outubro de 2012 foi registrado o maior número de agressões, com 962 casos.
A dona de casa Elizabeth Brito é uma das pessoas que sofreu esse tipo de crime. Ela teve parte do corpo queimado e escapou da morte outras vezes. "Ele é um psicopata, me agredia por ciúmes. Tentou me matar três vezes, a última quando a minha filha tinha dois meses". Ela prestou queixa contra o ex-companheiro, que acabou sendo preso, mas por tráfico de drogas.
A costureira Lídia Brito diz que poderia ter vivido uma história parecida com a de Elizabeh, mas "reagiu a tempo". Após a primeira agressão, prestou queixa contra o marido na Delegacia da Mulher. "A partir do momento em que o homem levanta a mão para agredir a companheira, é preciso dar um basta. Toda mulher que é agredida tem de denunciar para que a agressão não volte a acontecer". Ela conta que retirou a queixa, mas ficou a lição: continua com o marido  mas ele nunca mais a agrediu.
De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República o disque 180 - que recebe denúncias e oferece orientações às vítimas - registrou no primeiro semestre de 2012, em todo o país, 47,5 mil atendimentos com relatos de violência. Desse total, 26,9 mil só de violência física.
Para ler mais notícias do Ceará clique em g1.globo.com/ce. Siga também o G1 Ceará noTwitter e por RSS.


FONTE: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/11/no-ce-delegacia-da-mulher-registra-50-queixas-de-violencia-por-dia.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK