PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Saiba quem são os 'donos' do Twitter

Maior acionista é um dos cofundadores e ex-presidente, Evan Williams.
Ashton Kutcher e fundador do Netscape também teriam fatias.

Do G1, em São Paulo
Entre os maiores donos do microblog Twitter– cujas ações começam a ser negociadas nesta quinta-feira (7) na Bolsa de Nova York – estão dois de seus cofundadores e investidores.
A maior fatia, de 12% (cerca de 57 milhões de ações), está nas mãos de Evan Williams, de 41 anos, um dos quatro cofundadores do Twitter, que teve papel chave no financiamento da empresa em seu início e foi presidente até 2010.
Evan Williams, cofundador do Twitter (Foto: Robert Galbraith/Reuters)Evan Williams, cofundador do Twitter, é também
seu maior acionista
(Foto: Robert Galbraith/Reuters)
Peter Fenton detém o controle de 6,7% da companhia (cerca de 31,6 milhões de ações) por meio de ações próprias e outras que pertencem à empresa de investimentos Benchmark, da qual é sócio.
Presidente do conselho e também cofundador do Twitter, Jack Dorsey é dono de uma fatia de 4,7% da empresa, equivalente a cerca de 22 milhões de papéis. Dorsey, que teria sido o criador da ideia do Twitter, foi o primeiro presidente da companhia – no entanto, ele cedeu seu direito de voto a Evan Williams até que a abertura de capital da empresa seja completada.

Richard Costolo, presidente do Twitter, tem apenas cerca 566 mil ações, mas as opções de compra a que tem direito podem deixá-lo com cerca mais 6,7 milhões – o equivalente a 1,6% da empresa.
Costolo, presidente do Twitter, durante palestra em Barcelona (Foto: AFP)Costolo, presidente do Twitter, durante palestra em
Barcelona (Foto: AFP)
Documento arquivado pela companhia na Securities and Exchange Comission (SEC, a CVM dos Estados Unidos), apontam que cinco empresas de investimento detêm ao menos 5% do Twitter – sem informar qual seria o tamanho da fatia de cada uma: Rizvi Traverse, Spark Capital, Benchmark Capital Partners, Union Square Ventures e DST Global.
Segundo a Bloomberg, outras cerca de 50 pessoas e instituições também teriam ações do Twitter, representando cada uma menos de 5% do total. No entanto, a legislação exige a divulgação apenas dos proprietários de pelo menos 5%.
Entre os não-listados no documento da SEC, estão os outros dois fundadores do Twitter, Biz Stone e Noah Glass.
Ashton Kutcher no palco do Teen Choice Awards 2013, neste domingo (11) (Foto: Kevin Winter/Getty Images/AFP)Ashton Kutcher teria fatia do Twitter
(Foto: Kevin Winter/Getty Images/AFP)
Celebridades
O príncipe saudita Alwaleed Bin Talal Alsaud também teria, reportadamente, uma fatia do Twitter, assim como o ator Ashton Kutcher – curiosamente, dono do primeiro perfil a atingir a marca de 1 milhão de seguidores no microblog.
James Clark, um dos fundadores do Netscape, disse à “Forbes” ter cerca de US$ 150 milhões em ações da empresa. Richard Branson, dono da Virgin, também teria uma parte do microblog.


FONTE:
G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK