PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

MEC recebe inscrições de candidatos ao Sisu

ENSINO SUPERIOR

MEC recebe inscrições de candidatos ao Sisu

06.01.2014

O estudante participa da seleção com as notas obtidas no Enem. No Ceará, são ofertadas 8.417 vagas
Brasília. A partir de hoje, os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. No site do programa os estudantes já podem consultar as vagas disponíveis em, pelo menos, 115 instituições.

Os estudantes que participaram do Enem de 2013 e não tiraram nota zero na redação poderão concorrer às vagas e m cursos superiores disponibilizadas por universidades federais, estaduais e institutos federais FOTO: AGÊNCIA BRASIL
A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a segunda instituição a oferecer o maior número de vagas do País (6.378) em cursos de graduação presencial. O Estado oferta um total de 8.417 vagas. Além da UFC, estão entre as instituições cearenses que abrem inscrições, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com 1.845 e 194 respectivamente.

Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação. O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. O candidato que estiver sem o número da inscrição ou a senha poderá recuperá-los no site do exame.


O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem. Ao se inscrever no Sistema, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar estas opções durante todo o período de inscrição. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Durante o período de inscrição o candidato pode consultar sua classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.

Ceará

No primeiro semestre de 2014, a Universidade Federal do Ceará disponibilizará 3.996 vagas. Para o segundo, serão 1.662. A instituição oferecerá no total 102 cursos de graduação superior.

O curso de Medicina da UFC é o que oferece a maior quantidade vagas, 160 no total. Agronomia aparece em segundo lugar, com 140. Engenharia de Energias e Meio Ambiente e Engenharia Civil estão em terceiro lugar e selecionarão 120 candidatos.

Cotas
A UFC disponibilizará 50% de suas vagas para alunos da rede pública de ensino. Entre estas, a metade vai para candidatos que possuem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. De acordo com a Lei Federal de Cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de instituições de ensino superior pública devem ser destinadas a cotistas.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), tutelada pela UFC, oferecerá 720 vagas, sendo 480 para a seleção atual. A instituição dispõe de nove cursos ofertados em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. São oferecidas pelo IFCE 1.845 vagas, em 56 cursos de graduação presenciais em 17 campi espalhados pelo Estado. A Unilab ofertará 194 vagas para 14 cursos de graduação. 

FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK