PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 26 de janeiro de 2014

Orientação por placas é desafio para os turistas

DIFICULDADES

Orientação por placas é desafio para os turistas

26.01.2014

Visitantes que buscam pontos turísticos da Capital podem se perder caso confiem só nas indicações do caminho

Os turistas na Capital que desejarem ir à Arena Castelão por conta própria podem se perder no caminho. Mesmo com as placas de sinalização instaladas no ano passado, a orientação ainda é insuficiente para garantir o acesso aos pontos mais procurados por quem vem de fora. Isso às vésperas da Copa do Mundo.
Chegar ao Castelão seguindo pela Raul Barbosa não é simples, caso se confie só nas placas foto: Alex Costa

A reportagem percorreu as principais vias de Fortaleza que dão acesso ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, ao Castelão e à Av. Beira-Mar, sempre seguindo a orientação das placas para constatar como um turista que não conhece a Capital poderia chegar nestes locais. Foram consideradas tantos as sinalizações normais da cidade (as placas verdes) quanto as bilíngues instaladas em 2013 para os eventos da Fifa.

O trecho mais complicado é o do entorno do Castelão. Não existe placa no local para orientar o turista. O visitante também pode errar o caminho ao tentar chegar à Av. Beira-Mar do Aeroporto, pois a bifurcação entre o viaduto que dá acesso à Av. Raul Barbosa e a saída para a BR-116 no sentido sertão não tem indicações para a zona hoteleira. 


TrajetosJá o caminho entre o Aeroporto Internacional Pinto Martins e a Arena Castelão pode ser feito sem grandes dificuldades. 
A orientação para a saída do aeroporto não é muito clara, mas nada que atrapalhe o motorista atento. Logo ao acessar a Avenida Senador Carlos Jereissati (CE-501), é possível ver placas indicando a necessidade de converter à direita no viaduto logo à frente. Em seguida, uma outra placa informa que o condutor deve seguir pela Av. dos Expedicionários. As sinalizações seguintes mostram que se deve entrar à esquerda na Av. Dedé Brasil e continuar até o Castelão.

Já quem sair do Aeroporto em direção à Av. Beira-Mar sem conhecer a cidade pode se ver, literalmente, numa encruzilhada. A orientação para deixar o terminal e fazer o retorno para a Av. Alberto Craveiro é boa. 

Contudo, após descer o viaduto que dá acesso à Av. Raul Barbosa e, então, à orla, o turista não verá nas placas a indicação para a via litorânea e terá que decidir subir outro viaduto sobre a BR-116 (a escolha correta) ou converter à direita para a estrada em direção ao sertão. Se o motorista acertar e chegar à Av. Raul Barbosa, não terá mais problemas para completar o trajeto, pois há sinalizações ao longo do caminho.

Castelão
A situação é péssima para o turista que partir da Arena Castelão rumo à Beira-Mar ou ao Aeroporto. Não há nenhuma placa sequer ao longo da Av. Alberto Craveiro, entre a Arena Castelão e o viaduto que dá acesso ao Aeroporto. Falta orientação até mesmo para acessar a Av. Dedé Brasil. O turista ficará completamente perdido se deixar o local sem pelo menos um mapa. 

O trecho Beira-Mar-Aeroporto, entretanto, é que possui melhor sinalização entre os percorridos pela reportagem. O condutor atento não terá problemas em ir da Beira-Mar ao Aeroporto se guiando pelas sinalizações.

A mesma facilidade não é encontrada por quem vai da Beira-Mar ao Castelão. Quem conhece um pouco das ruas de Fortaleza sabe que após o fim da Av. Raul Barbosa basta seguir em frente pela Av. Alberto Craveiro para chegar ao Castelão. 

Entretanto, as placas orientam o motorista a fazer outro caminho. Ao chegar na bifurcação entre a Av. Alberto Craveiro e a Av. Carlos Jereissati, há uma placa informando que o acesso ao estádio se dá a “veículos credenciados” e pela via do Aeroporto para os “demais veículos”. Desta forma, o turista terá que seguir pelo caminho do Pinto Martins e fazer o contorno pela Av. dos Expedicionários.
Responsabilidades

Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) esclareceram que a sinalização bilíngue, instalada para a Copa das Confederações, é de responsabilidade do Estado. Já a sinalização na via urbana (as placas verdes) é de responsabilidade da Prefeitura. O Detran-CE disse que mais placas deverão ser instaladas em maio, antes da Copa. 

Com relação à falta de placas no entorno do Castelão, os órgãos explicaram que “após a conclusão das obras na Alberto Craveiro, Paulino Rocha e Dedé Brasil, será instalada a sinalização bilíngue, conforme prevê o projeto”. Também foi garantido que o trecho entre o viaduto do aeroporto e a BR-116 receberá um reforço de placas nos dois sentidos antes do Mundial.

Com relação ao desvio na Av. Alberto Craveiro para acessar o Castelão através do Aeroporto, a AMC afirmou que a orientação é devido à obra na Av. Alberto Craveiro, ainda não finalizada. “A restrição de automóveis em algumas vias no entorno do Castelão está sendo avaliada pelos técnicos da AMC, que elaboram um plano operacional a ser divulgado posteriormente”, informou a autarquia, que também ressaltou que a operação de trânsito no mundial será semelhante à da Copa das Confederações. 

A AMC esclareceu ainda que algumas placas foram trocadas no ano passado pelas padronizadas da Fifa. Contudo, “após a Copa, os técnicos do órgão farão uma vistoria nos principais pontos que servem de rota para turistas e será providenciada a substituição das existentes e, caso seja constatada necessidade, a instalação de novas”, explicou.

Ausência de sinalização prejudica tráfego em via

A Avenida Walter Bezerra de Sá, inaugurada no último dia 30, liga a Avenida Rogaciano Leite à Washington Soares. 
Porém, devido à falta de placas, motoristas não têm como saber quando podem fazer o retorno <MC>Foto: Kléber A. Gonçalves

Os motoristas que trafegam pela Avenida Walter Bezerra de Sá, no bairro Guararapes, também têm enfrentado problemas com a falta de placas. Além da ausência de estrutura, a via ainda não conta com as sinalizações verticais e horizontais. A avenida foi inaugurada e teve o seu tráfego liberado no último dia 30. 

A via liga a Avenida Rogaciano Leite à Washington Soares. No entanto, devido à falta de sinalização, fica difícil para os condutores saberem quando podem fazer ou não o retorno e se devem parar ou não. O medo dos motoristas é de que um acidente acabe acontecendo por causa desse tipo de problema.

Perigo

Além disso, quem anda a pé por ali não tem uma faixa de pedestre, correndo perigo ao passar entre os veículos. Também é preciso desviar de pedras, fios, montes de areias e desníveis 

Enquanto o asfalto não é colocado, os motoristas são obrigados a trafegar sobre pedras e areia. Devido à falta de pavimentação, uma nuvem de poeira toma conta do local após a passagem dos veículos, dificultando a visão e a respiração. 
A assessoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informou que está previsto para o próximo mês de fevereiro o capeamento asfáltico da avenida, assim como a pavimentação das ruas perpendiculares à Avenida Walter Bezerra de Sá. Atualmente, a via não possui nenhuma interdição que impeça o tráfego, apenas pequenas intervenções são executadas.
GERMANO RIBEIRO
Repórter

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK