IMBRÓGLIO
Contribuinte continua sem emitir nota fiscal de serviço apesar do lançamento do novo site
Redação Web | 12h25 | 30.07.2014
O prestador de serviço terá que realizar um novo cadastro para dispor do benefício
Mesmo com o lançamento do novo site para emissão de notas fiscais de serviço nesta quarta-feira (30), o contribuinte de Fortaleza continua sem conseguir acessar o serviço pelo 4º dia seguido. O problema persiste desde o último sábado (26), quando a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) decidiu descontinuar o antigo serviço, que era prestado por uma empresa.
O secretário de Finanças de Fortaleza, Jurandir Gurgel, reconheceu que a nova ferramenta, lançada às 0h desta quarta-feira (30), está instável e que pode sofrer alguns ajustes nos próximos dias, um procedimento "normal" após a instalação de um serviço digital, segundo ele. Para as alterações, há uma equipe de suporte preparada para os problemas que os contribuintes vierem a ter, informou o titular da pasta da Prefeitura.
Em entrevista ao caderno Negócios do Diário do Nordeste, o contador Cassius Coelho disse que a situação prejudica não apenas o contribuinte, que pode deixar de concretizar vendas devido à impossibilidade de emitir notas, mas também é negativa para o próprio Município, que perde em arrecadação.
Segundo Jurandir, a implementação do novo sistema se fez necessária para a Prefeitura adquirir mais autonomia no controle dos serviços e modernizar o sistema, desejos que a nova gestão tinha desde que assumiu a pasta.
Para o secretário, um dos grandes diferenciais do novo site para emissão de notas fiscais é a convergência, pois permite o acesso direto por dispositivos móveis, como celulares.
Contribuintes terão que fazer novo cadastro
Para voltar a emitir notas fiscais, o prestador de serviço precisará realizar um novo cadastro, nonovo site, segundo Jurandir. O procedimento será obrigatório a todas as pessoas jurídicas e físicas que prestam serviço à uma empresa ou a alguém, e que reside em Fortaleza ou paga impostos no município.
A reportagem web do Diário do Nordeste testou o procedimento e verificou que o histórico das emissões realizadas no antigo sistema não constam na nova ferramenta.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/online/contribuinte-continua-sem-emitir-nota-fiscal-de-servico-apesar-do-lancamento-do-novo-site-1.1068580
Nenhum comentário:
Postar um comentário