PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Maciço de Baturité define roteiro para aromas e sabores

TURISMO NA SERRA

Maciço de Baturité define roteiro para aromas e sabores

26.09.2014

A região quer provar potencialidades não só no setor turístico, mas também na produção de frutas, flores e café

Image-0-Artigo-1707575-1
A gastronomia é um atrativo especial para os visitantes dos municípios da região
FOTO: ALEX PIMENTEL
Baturité. Organizar um produto econômico do Maciço de Baturité, contemplando os floricultores e empreendimentos ligados à produção associada ao turismo. Esse é o objetivo do novo projeto articulado pelo escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Aromas & Sabores da Serra, na expectativa de possibilitar um aumento do fluxo financeiro na região.
Além da divulgação dos empreendimentos e da criação do roteiro especial, estão inclusos cursos e capacitações. A proposta pretende incrementar os negócios de vários setores durante todo o ano.
Segundo a articuladora regional do Sebrae, Fabiana Gizele, a região possui amplo potencial turístico, devido ao clima serrano, inúmeros atrativos naturais e culturais e ainda apresenta diversos empreendimentos e produtores de flores tropicais.
Neste cenário, o Sebrae de Baturité entende que a visitação turística a qual acontece ainda de forma espontânea às propriedades que cultivam flores e derivados, poderá tornar-se um novo produto turístico de valor agregado à região e gerar novas alternativas econômicas, sociais e culturais para os empresários e turistas.
"Além do turismo, a proposta está fortemente focada no agronegócio, outro potencial da região. Dentro desse contexto, além de Guaramiranga, Aratuba, Baturité, Mulungu e Pacoti, também entram no roteiro especial do Aromas & Sabores da Serra", acrescenta a articuladora.
Foram selecionados empreendimentos formalizados e localizados na região, especializados no cultivo de flores, frutas, hortaliças, beneficiamento de leite e cultivo de café. Os empreendedores precisam possuir infraestrutura adequada para recebimento dos turistas, ter atrativos complementares como atividades ao ar livre, alimentação e outros. Outro fator importante é o empreendimento possuir vias de acesso adequadas para recebimento de carros, vans e ônibus. Os interessados assinam termo de adesão ao roteiro, confirmando interesse em participar das atividades do projeto.
Dentre os empreendimentos confirmados na adesão estão o Hotel Vale das Nuvens e Empório Mimos e Cheiros, disponibilizando, além do equipamento receptivo, massagens terapêuticas com aromas da serra; a Cooperflor com seu Jardim e ponto de venda flores, onde o visitante pode ver um belo jardim no Centro de Guaramiranga e levar como lembrança, mudas e flores locais; o Museu Parque do Engenho, com a oficina Aprendendo sobre Alimentos Orgânicos, apresentando de forma lúdica a importância desses produtos, os cuidados e preparação da terra, adubação verde, formas de semear e plantar, cuidados com a horta, além de estimular hábitos alimentares saudáveis e a oficina de Arranjos Artesanais, onde os visitantes podem aprender técnicas para confecção de arranjos artesanais utilizando flores e produtos da região. Outros empreendedores, como o Sítio Rio Negro, oportuniza ao visitante conhecer o dia a dia da propriedade, cultivo de flores, produção de frutas secas, cuidado com os animais.
Há ainda o turismo pedagógico, onde os estudantes aprendem de forma lúdica o manejo de plantas, cuidado com os animais, dentro do principio da sustentabilidade. O sítio oferece ainda o "Pic nic no jardim", cuidadosamente organizado pela proprietária, onde o visitante pode degustar os produtos frescos da propriedade e ainda contemplar e curtir a paisagem.
Pelos cálculos do escritório do Sebrae no Maciço de Baturité são mais de 50 produtores de café, 20 floricultores e cerca de 80 equipamentos turísticos espalhados pela região. Juntos, podem incrementar continuamente em pelo menos 30% a economia regional, quebrando o tabu da Serra ter apenas a potencialidade turística.
O Maciço Baturité está localizado ao norte do Estado, a 120km da Capital. Com altitude em torno de 865m, acima do nível do mar, proporciona um clima sempre ameno, com temperatura média anual entre 22°C e 26°C, chegando a atingir a temperatura de 17°C.
Além dos conhecidos atrativos naturais preservados em Área de Proteção Ambiental e culturais, a região também é referência na produção de flores tradicionais e tropicais.
Mais informações
Sebrae
Escritório em baturité
Av. 7 de setembro, 961
Centro
Telefone: (85) 3347.1570
Alex Pimentel
Colaborador


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK