O que estudar para o ENEM 2014 – guia para a reta final
Olá vestibulandos!
Você se lembra de quando ainda esperávamos pela Copa do Mundo e aprova do ENEM parecia tão longe? O tempo passou, a Copa acabou e o ENEM está muito próximo! Para ajudar você a revisar o conteúdo nessa reta final, preparamos um guia sobre o que estudar para o ENEM 2014.
Venha conosco rever o que pode ter ficado para trás, ou o que ainda virá pela frente.
O que estudar para o ENEM 2014
Antes de mais nada, é sempre válido falar um pouco sobre a fórmula do ENEM. Diferentemente da maioria dos vestibulares, a prova do ENEM enfatiza muito a interpretação dos enunciados. Apenas a boa leitura não te dará a resposta, mas é metade do caminho.
Há um erro comum quando se fala sobre o ENEM. Muitos defendem que não é preciso estudar materiais didáticos e que basta ler sobre atualidades. Não acredite nisso! Temas atuais realmente são muito cobrados mas, no fim, tudo passa pelas fórmulas de Matemática, termos de Biologia e datas de História, só para citar alguns.
Então, lembre-se: estar conectado com o que acontece no mundo é importante, mas não se limite a isso. O resultado positivo que você busca virá como consequência de como você usa essas informações para resolver os problemas das Áreas de Conhecimento, que é o que explicaremos a seguir.
Áreas de conhecimento
O ENEM não se divide apenas em Exatas, Humanas e Biológicas. A fórmula do exame passa por uma divisão de todas as matérias em 4 Áreas de Conhecimento:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática
Mas afinal, o que estudar para o ENEM 2014? Veja abaixo:
Cuidado com o sistema anti-chute
Você terminou o segundo dia da prova, chegou em casa e conferiu o gabarito. Acertou 140 perguntas das 180. Seria essa sua nota final? A resposta é: Não. E não estamos falando apenas da redação, que obviamente não é corrigida na hora. Estamos falando do sistema de cálculo das notas do ENEM, conhecido como TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Basicamente, o sistema funciona dando mais valor às perguntas com menor índice de acerto. Quanto mais candidatos acertam a mesma questão, menor o peso dela no resultado final. Dessa forma, dois candidatos que acertaram a mesma quantidade de respostas podem ter notas diferentes.
O valor de cada pergunta é definido através de um cálculo, como explica o Guia do Estudante. Tenha em mente que, se você acertar 5 perguntas consideradas fáceis pelo sistema, provavelmente terá uma nota maior do que quem acercar 4 perguntas difíceis, errando todas as fáceis. Isso seria interpretado como “chute” e o sistema TRI irá penalizar a nota. Soa injusto, mas é como funciona, então tenha isso em mente.
Cuidado para não zerar na Redação
Já explicamos a você o que estudar para o ENEM 2014. Mas apenas citamos o que se refere às perguntas de múltipla escolha. Ainda falta uma etapa: a Redação!
A Redação é avaliada de maneira tradicional, sendo julgados o domínio do candidato sobre as normas cultas da Língua Portuguesa, coerência, resposta e desenvolvimento do tema proposto.
Ficou preocupado? Não há motivos. Veja nosso guia sobre Redação para o ENEM com dicas para você garantir uma boa nota nessa etapa.
Simule a prova, veja seu desempenho, melhore!
Um dos maiores adversários dos estudantes, seja em provas na escola, em vestibulares ou no ENEM, é a pressão psicológica que é imposta pelos professores, pais ou pelo próprio aluno. Claro que em uma prova como o ENEM há muito em jogo. Mas o primeiro passo na longa caminhada para o sucesso é se convencer de que você atingirá seu objetivo e, se isso não acontecer, sempre haverá uma outra oportunidade.
Nesse processo de autoconfiança, um excelente aliado são os simulados. Atingir boa pontuação em um simulado, praticando com questões de provas passadas e entendendo como funciona o exame, irá lhe ajudar na luta contra o vilão da ansiedade.
Em ExamTime você encontra diversos Simulados sobre os mais variados assuntos (além de muitos outros recursos sobre o ENEM) que podem ser seu aliado na hora de revisar a matéria.
Boa sorte!
FONTE:
CANAL DO ENSINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário